A Suécia foi oficialmente admitida nesta quinta-feira (7) como o mais novo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As negociações começaram em maio de 2022, após o começo da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Com a adesão, a Otan conta agora com 32 países entre os seus membros.
Antony Blinken, o secretário dos Estados Unidos aceitou os documentos de adesão do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e disse que para quem aguarda pacientemente, coisas boas acontecem. Por sua vez, primeiro-ministro da Suécia, classificou o ato simbólico como “uma vitória da liberdade”.
Segundo comentário de Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, este é um dia histórico, e completou dizendo que agora o novo país membro terá voz e participará nas definições políticas, econômicas e militares.
A bandeira da Suécia será hasteada ao lado das dos outros 31 Aliados numa cerimônia na sede da Otan em Bruxelas, na segunda-feira (11), além de ser feito no local, simultaneamente será feito nos comandos da organização na Europa e na América do Norte.
Na conta da presidência dos Estados Unidos nas redes sociais, o presidente Joe Biden disse ficar feliz com a nova adesão e também saudou a chegada de mais um integrante na aliança.