O relatório apontou a China como um grande provocador dessa reação de queda, por causa da repressão chinesa aos mineradores de cryptomoedas.
No final de junho, a China ordenou a suspensão das atividades com criptomoedas ao mesmo tempo que se prepara para lançar sua própria moeda digital apoiada pelo Estado. Lembrando que a China sediava quase 75% dos mineradores de Bitcoin do Mundo.
Para alguns investidores e especialistas no segmento este movimento pode ser positivo a longo prazo, justamente pela pulverização da mineração.
As criptomoedas apresentam queda à medida que passam por um período de correção de dois meses após uma série de ocorrências negativas.
Os volumes de negociação nas maiores bolsas, incluindo Coinbase, Kraken, Binance e Bitstamp, caíram mais de 40% em junho, de acordo com dados do CryptoCompare, que citou preços mais baixos e menor volatilidade como o motivo da queda.
Em junho, o preço do bitcoin atingiu uma baixa mensal de $ 28.908, de acordo com o relatório, e encerrou o mês com queda de 6%. O volume diário máximo de US $ 138,2 bilhões em 22 de junho caiu 42,3% em relação à alta de maio.
Outro fator que pode estar provocando a baixa é a intervenção regulatória da Força-Tarefa de Ação Financeira, o órgão intergovernamental de vigilância contra a lavagem de dinheiro, fim bastante utilizado com relação ás criptomoedas.
No relatório também foi divulgado que o preço do bitcoin subiu para US $ 60.000 e o éter para US $ 4.000, o que trouxe muitos novos interesses e novos investidores em criptomoedas que ainda não resistiram a um mercado de Bitcoin em baixa.
Mas, apesar da queda dramática no volume de negócios, ele ainda é maior do que no ano passado. Segundo dados da Trade the Chain, os derivados de Bitcoin atingiram um pico de US $ 230 bilhões em maio, antes de diminuir para US $ 45 bilhões na última semana.
A avaliação diz ainda que a relação put to call de opções de Bitcoin está agora em 0,60, de uma alta de 0,65 em junho, o que significa que os comerciantes estão se tornando menos pessimistas com o passar dos meses.
