A produção de petróleo da Petrobras atingiu em 2025 o maior nível já registrado pela companhia. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (10), a estatal encerrou o ano com média de 2,99 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, alta de 11% na comparação anual.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo avanço do pré-sal e pela entrada de novas plataformas, consolidando um desempenho operacional acima das metas estabelecidas pela empresa. O crescimento ocorreu mesmo em um cenário marcado por paradas programadas para manutenção e pelo declínio natural de campos maduros.
No quarto trimestre, a produção total chegou a 3,081 milhões de boe por dia, aumento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2024, ainda que tenha havido leve queda de 1,1% frente ao terceiro trimestre de 2025.
Pré-sal impulsiona produção de petróleo da Petrobras
A maior parte da produção de petróleo da Petrobras veio do pré-sal, responsável por 82% do volume no quarto trimestre. Ao longo de 2025, a produção nessa camada alcançou 2,45 milhões de boe por dia, também em crescimento anual de 11,4%.
O campo de Búzios foi um dos principais destaques operacionais. Em outubro, a área superou 1 milhão de barris por dia, com capacidade instalada próxima de 1,15 milhão de barris diários.
A companhia explicou que a leve retração trimestral ocorreu por paradas de manutenção em plataformas da Bacia de Campos, como Marlim e Voador. Parte do impacto foi compensada pelo aumento de capacidade de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) na Bacia de Santos.
Entre elas está a plataforma Almirante Tamandaré, a maior já instalada no país, com produção aproximada de 240 mil barris diários. A chegada da P-79 ao campo de Búzios deverá adicionar cerca de 180 mil barris por dia à capacidade produtiva.
Reservas crescem mesmo com produção recorde
Mesmo com a expansão da produção, a Petrobras registrou o melhor desempenho em dez anos na reposição de reservas.
A companhia adicionou 1,7 bilhão de boe em 2025, resultando em índice de reposição de reservas (IRR) de 175%. A relação entre reservas provadas e produção ficou em 12,5 anos, indicando manutenção do horizonte de exploração.
Exportações acompanham aumento da produção
O crescimento da produção de petróleo da Petrobras também se refletiu nas vendas externas. As exportações médias atingiram 765 mil barris por dia em 2025, avanço de 27% sobre o ano anterior.
No quarto trimestre, o volume exportado chegou a aproximadamente 1 milhão de barris por dia. A China permaneceu como principal destino do petróleo brasileiro, enquanto a Índia passou a disputar a segunda posição com a Europa, respondendo por 12% do total exportado, ante 13% dos países europeus.
Em nota, a companhia afirmou que os recordes operacionais decorrem de ganhos de eficiência, otimização logística e diversificação da carteira de clientes no mercado internacional.













