Nesta sexta-feira (25), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,04%, aos 130.038,85 pontos. Ontem, o índice brasileiro recuou mas manteve os 130 mil pontos.
O mercado opera longe de Wall Street, que operava no campo positivo, e reage ao balanço da Vale.
No cenário local, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou queda de 0,7 ponto em outubro, encerrando uma sequência de quatro meses consecutivos de alta.
Além disso, a Vale divulgou um lucro líquido de US$ 2,4 bilhões no terceiro trimestre de 2024, atribuído aos acionistas, superando as projeções de US$ 1,68 bilhão da LSEG. Vale lembrar que hoje a mineradora realiza teleconferência às 14h para comentar o balanço.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou que as encomendas de bens duráveis recuaram 0,8% em setembro, superando as expectativas de mercado. Os investidores também olham para as eleições do país.
Na Europa, os principais índices do continente europeu oscilam e a maioria deve registrar queda semanal, em meio a lucros fracos de empresas do setor automobilístico, como Mercedes-Benz e Valeo, além da Electrolux, afetando o sentimento. As expectativas eram bem baixas no início da temporada de resultados, mas a lucratividade está se mantendo e criando um clima para os investidores se manterem em torno dos níveis atuais.
Por fim, os principais índices do continente asiático fecharam sem direção única nesta sexta-feira, com investidores aguardando as eleições gerais do Japão no fim de semana.

