BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O que a ciência explica sobre a sensação de que o tempo passa mais rápido no verão

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
19/11/2025
Em Curiosidades

A sensação de que o tempo passa mais rápido no verão é uma ilusão criada pelo nosso cérebro, explicada pela psicologia da percepção temporal. Isso acontece porque, durante o verão, tendemos a criar mais memórias novas e distintas, o que altera a forma como nosso cérebro arquiva a passagem do tempo.

A percepção do tempo é uma construção do nosso cérebro

A percepção temporal não é constante; ela é flexível e depende do que estamos fazendo e de como estamos nos sentindo. Nosso cérebro não tem um relógio interno único, mas sim vários mecanismos que estimam a duração dos eventos com base na quantidade de novas informações que ele está processando, veja abaixo o vídeo do perfil Manual do Mundo (@manualdomundo):

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Manual do Mundo (@manualdomundo)

Quando estamos em uma rotina monótona, o cérebro processa pouca informação nova, e o tempo parece se arrastar. No verão, com viagens, férias e novas atividades, o cérebro está constantemente ocupado processando estímulos inéditos, o que faz o tempo parecer voar.

Leia Mais

Uma espaçonave da NASA alcançou silenciosamente um dos cantos mais remotos da nossa galáxia após uma jornada de três meses

Uma espaçonave da NASA alcançou silenciosamente um dos cantos mais remotos da nossa galáxia após uma jornada de três meses

17 de janeiro de 2026
Chuva de diamantes? Esse planeta distante guarda um mistério impressionante

Chuva de diamantes? Esse planeta distante guarda um mistério impressionante

8 de dezembro de 2025

Como as novas experiências alteram nossa memória temporal?

Este fenômeno é conhecido como o “paradoxo das férias”. Enquanto estamos vivendo as novas experiências, o tempo parece passar rapidamente porque estamos engajados e processando muitas informações. No entanto, quando olhamos para trás, o período parece ter sido mais longo e mais rico do que um período de rotina.

Isso acontece porque nosso cérebro julga a duração de um período passado pela quantidade de memórias que ele formou. Um verão cheio de eventos cria muitas “âncoras” de memória, fazendo com que, em retrospecto, ele pareça ter durado mais. Já um inverno rotineiro deixa poucos registros, parecendo ter sido mais curto quando o relembramos.

Leia também: O motivo surpreendente que levou ao fechamento da Torre Eiffel por uma semana – BMC NEWS

A rotina é a grande culpada pela lentidão percebida

A rotina do dia a dia é a principal razão pela qual o tempo parece passar mais devagar em outras épocas do ano. Quando as atividades são previsíveis, o cérebro entra em “modo de economia de energia” e não precisa registrar cada detalhe, pois já conhece o padrão.

Essa falta de novos estímulos faz com que os dias se misturem em nossa memória, criando a sensação de que o tempo está se arrastando no presente. No verão, a quebra dessa rotina força o cérebro a ficar mais “acordado” e a registrar mais momentos, acelerando a percepção do tempo que passa.

O papel da dopamina e da luz solar

Linda jovem com boia inflável em formato de donut relaxando na piscina. Férias de verão e Linda mulher respirando ar fresco – Créditos: depositphotos.com / gpointstudio – Créditos: depositphotos.com / karandaev

A luz solar e a dopamina também desempenham um papel importante. A maior exposição à luz solar no verão tem um impacto direto em nosso humor e nos níveis de energia, além de regular nosso relógio biológico. Isso nos torna mais propensos a buscar atividades prazerosas.

Essas atividades, por sua vez, liberam dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. Estudos sugerem que a dopamina pode acelerar nosso relógio interno, fazendo com que o tempo pareça passar mais depressa quando estamos nos divertindo.

Gostou de entender como seu cérebro brinca com o tempo? Compartilhe com quem sempre reclama que as férias de verão acabam rápido demais!

Esse homem construiu um bunker subterrâneo com banheiro funcional, cozinha completa e sistema de suporte a vida, que garante conforto e tranquilidade longe da civilização

Com 41 pontes e 13 túneis de 1885, a ferrovia Curitiba-Morretes é a viagem de trem mais bonita do Brasil sobre a Mata Atlântica

Do lixo à mesa: Holanda recicla 90% dos resíduos e se torna segundo maior exportador de alimentos do mundo

O lugar onde o ouro folheado move a economia e os parques são gigantes mostra a cidade perfeita para sua família

Sem contrato registrado, suposto comprador perde disputa por fazenda penhorada na Bahia

Com 100 vagões, o trem de passageiros mais longo do mundo tem 1,9 km de extensão e cruzou os Alpes

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.