Todos os pneus de carro são pretos por uma razão crucial de segurança e durabilidade, e não por uma escolha de design. A cor vem de um aditivo chamado negro de fumo, que transforma a borracha em um material extremamente resistente.
A cor original da borracha não é preta
A borracha natural, extraída da seringueira, tem uma cor branco-leitosa. Os primeiros pneus de automóvel, fabricados no final do século XIX, eram dessa cor. No entanto, os fabricantes logo perceberam que a borracha pura não era resistente o suficiente para as estradas da época, veja abaixo o vídeo do canal Vlog do Manual do Mundo:
Para aumentar a durabilidade, eles começaram a adicionar óxido de zinco, que deixava os pneus brancos e um pouco mais fortes. Foi apenas com a introdução de um novo aditivo que a verdadeira revolução na durabilidade dos pneus aconteceu, mudando sua cor para sempre.
O que é o negro de fumo e por que ele é tão importante?
O negro de fumo (ou carbon black, em inglês) é um pó fino de carbono puro, produzido pela queima incompleta de derivados de petróleo. Adicionado à borracha durante o processo de fabricação, ele cria uma ligação química que aumenta drasticamente a resistência do pneu.
Sua função é tão vital que um pneu moderno contém cerca de 25% a 30% de negro de fumo em sua composição. É este ingrediente que confere a cor preta intensa e é o principal responsável pela longevidade e segurança dos pneus que usamos hoje.
Leia também: O que aconteceria com o mundo se um asteroide gigante caísse no mar
Os benefícios do negro de fumo vão além da cor

A função do negro de fumo é multifacetada e vai muito além de apenas dar cor. Ele melhora as propriedades da borracha de maneiras que são essenciais para a performance e a segurança de um veículo. Sem ele, os pneus se desgastariam em uma fração do tempo.
Os principais benefícios que este aditivo proporciona aos pneus são um exemplo de engenharia de materiais aplicada à segurança. As principais vantagens incluem:
- Resistência à abrasão: Aumenta a vida útil do pneu em mais de 100 vezes.
- Proteção UV: O carbono absorve a radiação ultravioleta do sol, que degrada e resseca a borracha.
- Dissipação de calor: Conduz o calor para longe da banda de rodagem, evitando superaquecimento e bolhas.
- Resistência estrutural: Aumenta a rigidez e a força da borracha, melhorando a dirigibilidade.
Já existiram pneus de outras cores?
Sim, pneus coloridos já tiveram seu momento, mas nunca se popularizaram por razões de performance. Na década de 1950, a empresa Goodyear lançou pneus que podiam ser tingidos de várias cores, mas eles não continham negro de fumo e, por isso, se desgastavam muito mais rápido.
Os famosos pneus de faixa branca (“whitewall”) eram uma solução de compromisso: a banda de rodagem continha negro de fumo para garantir a durabilidade, enquanto a parede lateral era feita de borracha branca por questões estéticas. Hoje, a cor preta é sinônimo de segurança e qualidade.
Gostou de saber por que a segurança tem cor? Compartilhe essa curiosidade automotiva com os apaixonados por carros!















