BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Morre João Sayad, ministro do Planejamento de Sarney

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em BM&C NOW

O economista João Sayad, que foi ministro do Planejamento no governo José Sarney, morreu neste domingo, 5, aos 75 anos. Ele foi um dos mentores do Plano Cruzado, em 1986, uma das tentativas de se combater a hiperinflação que assolou a economia brasileira na década de 1980.

Veja mais:

  • Boletim Focus, balança comercial e mais destaques desta segunda-feira
  • Mercado eleva previsões para Selic no Focus em meio a inflação alta e piora do cenário econômico

Sayad sofria de câncer e estava internado desde segunda-feira no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O velório será hoje também na capital.

O economista foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), mesma instituição em que se graduou em 1967 e fez mestrado. Em 1973, mudou-se para os Estados Unidos, onde obteve, na Universidade Yale, o PhD em economia.

Além de ministro do Planejamento, Sayad ocupou outros cargos públicos, como o de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo na gestão Franco Montoro, secretário municipal de Finanças de São Paulo, no governo de Marta Suplicy, e secretário estadual de Cultura de São Paulo no governo José Serra.

Leia Mais

INVESTIDORES INSTITUCIONAIS NA B3

Investidores institucionais na B3 movimentam R$ 1,7 trilhão em 2025

4 de fevereiro de 2026
IBOVESPA

Ibovespa bate recorde intraday e rompe 187 mil pontos

3 de fevereiro de 2026

Em uma rede social, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou que Sayad era uma das “pessoas mais admiráveis” que conheceu. “Inteligente, bem-humorado, generoso. (…) Que perda enorme!”

O diretor executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Felipe Salto, destacou que Sayad tinha um “espírito público genuíno”.

Crítico de cinema e fundador do festival de documentários É Tudo Verdade, Amir Labaki escreveu que Sayad foi “desses ternos amigos que iluminavam o dia de todas as conversas e desses raros intelectuais que arregaçava as mangas e agigantava todos os cargos que assumia”.

Sayad deixa a companheira e duas filhas.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo

Estapar aposta em digitalização e eletromobilidade para sustentar nova fase de crescimento

Com minerais prensados a 5 mil toneladas e assados a 1.200 graus, é assim que a indústria cria o porcelanato, o piso que resiste a altos impactos

Varejo do Grupo Soares cresce 20% e prevê novo avanço para 2026

A primeira hidrelétrica da América do Sul: a cidade mineira que foi pioneira na luz é conhecida como a “Manchester Mineira” e equilibra o charme das montanhas com qualidade de vida

Novo sistema de construção custa 50% a menos, fica pronto até 10x mais rapido, e utiliza um material simples que todos conhecem

Com formato de estrela e paredes de pedra datadas de 1598, o Forte dos Reis Magos tornou-se o marco inicial de Natal e um patrimônio histórico nacional

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.