BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

IPCA sobe 0,24% em junho com pressão de energia elétrica e transportes

Renata Nunes Por Renata Nunes
10/07/2025
Em Análises

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,24% em junho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. A variação representa uma leve desaceleração frente aos 0,26% observados em maio. No acumulado de 2025, o índice já soma alta de 2,99%. Em 12 meses, o avanço chega a 5,35%, levemente acima dos 5,32% registrados até maio.

O principal destaque de alta no mês veio do grupo Habitação, puxado pela energia elétrica residencial, que subiu 2,96% e representou o maior impacto individual no índice de junho (0,12 ponto percentual). A bandeira tarifária vermelha patamar 1 entrou em vigor no mês, adicionando R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

Entre os reajustes regionais de energia elétrica, os mais expressivos foram registrados em Belo Horizonte (+8,57%), Porto Alegre (+4,41%) e Curitiba (+3,28%). No acumulado do ano, a energia elétrica já subiu 6,93%, o maior avanço para o primeiro semestre desde 2018.

Além disso, o grupo Habitação também foi influenciado pela alta na taxa de água e esgoto (+0,59%), com reajustes em Brasília, Rio Branco, Curitiba e Porto Alegre.

Por outro lado, o grupo Alimentação e bebidas, de maior peso no índice, foi o único a apresentar variação negativa no mês (-0,18%). A queda foi puxada pela alimentação no domicílio, que recuou 0,43%, com destaque para ovos de galinha (-6,58%), arroz (-3,23%) e frutas (-2,22%). Já o tomate subiu 3,25%.

A alimentação fora do domicílio registrou alta de 0,46%, puxada pelo subitem lanche (0,58%). A refeição desacelerou de 0,64% em maio para 0,41% em junho.

No grupo Transportes (0,27%), mesmo com a queda nos combustíveis (-0,42%), a alta nos serviços como transporte por aplicativo (+13,77%) e conserto de automóvel (+1,03%) compensaram o recuo. Em Belo Horizonte, o reajuste médio de 8,71% nas tarifas de táxi contribuiu para um avanço local de 6,54% no item.

Entre os nove grupos pesquisados, os demais apresentaram variações entre 0,00% (Educação) e 0,75% (Vestuário). Neste último, houve alta em itens como roupas masculinas (+1,03%), calçados e acessórios (+0,92%).

IPCA: desempenho regional

A maior variação regional foi registrada em Rio Branco, com alta de 0,64%, impulsionada pela energia elétrica (3,99%) e pelo item cinema, teatro e concertos (77,22%) após o fim da promoção de meia entrada.

Já Campo Grande apresentou deflação de 0,08% em razão da queda nas frutas (-5,15%) e na gasolina (-1,38%).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, teve alta de 0,23% em junho, ante 0,35% em maio. No ano, o índice acumula alta de 3,08% e, em 12 meses, de 5,18%.

Assim como no IPCA, os alimentos tiveram recuo (-0,19%), enquanto os não alimentícios subiram 0,37%. A maior alta regional do INPC foi em Belo Horizonte (0,55%), seguida por Rio Branco (0,51%). A menor variação ocorreu em Porto Alegre, com queda de 0,10%.

Leia Mais

PRESIDENTE DO POWELL

Fed mantém juros dos Estados Unidos inalterados entre 3,5% e 3,75% ano

18 de março de 2026
MENDONÇA PRORROGA INQUÉRITO DO BANCO MASTER

Mendonça prorroga inquérito do caso Banco Master por 60 dias pelo STF

18 de março de 2026

IPCA traz surpresa altista

Para Leonardo Costa, economista do ASA, a leitura do IPCA de junho trouxe uma surpresa altista, especialmente nos itens mais voláteis, como alimentos e combustíveis, este último ainda refletindo repasses residuais limitados do último corte de preços anunciado pela Petrobras.

“Apesar da alta, o dado ainda mostra um saldo qualitativo melhor do que o observado nos últimos meses, com uma desaceleração gradual do núcleo de serviços”, avalia. Segundo ele, a surpresa inflacionária do mês pode conter parte do otimismo recente com a inflação de curto prazo que havia se formado após o IPCA-15, mas não altera a percepção de uma tendência mais benigna no comportamento estrutural da inflação.

IPCA no radar dos negócios e dos investidores

Segundo Jorge Kotz, CEO do Grupo X, a persistência da inflação fora da meta compromete a confiança no ambiente de negócios. “A imprevisibilidade nos preços corrói margens, aumenta o custo de capital e dificulta decisões estratégicas. Sem uma âncora fiscal sólida e uma política econômica coerente, o setor produtivo é forçado a operar em modo defensivo, reduzindo investimentos e adiando planos de expansão. Isso acaba travando o potencial de crescimento sustentável do país”, afirma o executivo.

Para Theo Braga, da SME The New Economy, entender os fundamentos macroeconômicos deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma exigência mínima para quem lidera. “O novo perfil de liderança precisa unir visão analítica e capacidade de execução em cenários incertos. A volatilidade não é mais exceção, e sim parte da rotina. Empresas que investem em educação contínua e modelos de gestão adaptáveis têm mais chances de prosperar mesmo diante de choques externos e instabilidades políticas”, conclui.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Com duas torres de 281 metros e 81 andares, o complexo de 2020 tornou-se o maior ícone de luxo e altura de Balneário Camboriú em Santa Catarina

Esse veículo sai da estrada, entra no rio e continua andando do outro lado sem parar em nenhum momento

O truque guardado a sete chaves pelas profissionais de limpeza para branquear as juntas dos azulejos sem esforço

Ibovespa fecha em queda com Fed cauteloso e expectativa pelo Copom

Com capacidade para 7.000 pessoas sob um ginásio, o abrigo Luola faz parte da rede finlandesa de 50 mil bunkers preparados para ataques nucleares

Banco Central reduz Selic em 0,25 ponto e sinaliza atenção ao cenário inflacionário

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.