BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

“Impasse fiscal expõe falta de sinceridade entre os Três Poderes”, afirma economista

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
17/06/2025
Em Análises

O economista Pedro Paulo Silveira afirmou, em entrevista à BM&C News, que o Brasil vive uma crise fiscal sustentada por falta de sinceridade política. Segundo ele, embora o ajuste fiscal seja amplamente reconhecido como necessário, nenhum dos Três Poderes assume de fato o custo político das medidas impopulares, como cortes de gastos ou revisão de privilégios.

“Todos sabem que o problema é fiscal, mas ninguém quer tocar nele. O Executivo gasta, o Legislativo aprova mais despesas e o Judiciário se omite”, afirmou Silveira, ao destacar que o atual impasse só será rompido com uma crise de mercado ou pressão popular mais intensa.

Política fiscal comprometida por aumento do salário mínimo

Silveira criticou duramente a condução da política fiscal por parte do governo federal, especialmente a decisão de conceder aumento real do salário mínimo, indexando automaticamente parte das despesas previdenciárias. “Foi um erro grave. Essa medida isolada teve impacto explosivo sobre a estrutura fiscal”, avaliou.

Para ele, o governo criou um problema político e orçamentário. “Do ponto de vista fiscal, o estrago já está feito. E não há como voltar atrás sem pagar um custo político altíssimo.”

Leia Mais

PRESIDENTE DO POWELL

Fed mantém juros dos Estados Unidos inalterados entre 3,5% e 3,75% ano

18 de março de 2026
MENDONÇA PRORROGA INQUÉRITO DO BANCO MASTER

Mendonça prorroga inquérito do caso Banco Master por 60 dias pelo STF

18 de março de 2026

Congresso resiste a ajustes fiscais e mantém gastos elevados

Na avaliação do economista, o Congresso também tem culpa direta no desequilíbrio orçamentário, ao manter níveis elevados de emendas parlamentares. “Cortar essas despesas seria um gesto sério de responsabilidade fiscal, mas não há disposição para isso. O Legislativo prefere jogar a conta no colo do Executivo”, afirmou.

Silveira classifica esse comportamento como parte do jogo político, mas alerta que ele compromete ainda mais a credibilidade fiscal do país.

Estrutura fiscal brasileira ignora o Judiciário

O economista também aponta que o Judiciário está fora do debate fiscal, mesmo sendo responsável por um volume considerável de gastos. “Não há pressão sobre o Judiciário. Ele não participa da discussão, não corta, não recua. Está blindado.”

Para Silveira, o Brasil só vai encarar um ajuste fiscal sério se for forçado por um choque de credibilidade: ou através de um colapso nos mercados, com alta nos juros e no dólar, ou por meio de mobilização social. “A estrutura está em xeque, mas ninguém age. Enquanto não houver um gatilho externo, seguiremos nesse impasse indigesto”, concluiu.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O imponente Marcopolo Paradiso G8 1800 DD de 15 metros oferece poltronas de massagem para 60 passageiros e reduz o arrasto aerodinâmico em 11% nas rodovias

A cidade secreta cercada por muros e guardas armados que não aparece nos mapas e abriga 80000 pessoas isoladas do resto do planeta

Com 18 metros de comprimento o elétrico BYD K11M transporta 120 passageiros e roda 250 km por carga com baterias de ferro-lítio recarregadas em apenas 3 horas

Com 856 colunas de jaspe e mármore de 784, a estrutura moura virou o maior símbolo da arquitetura islâmica e cristã de todo o mundo em Córdoba

Com 500 hectares e mais de 200 milhões de anos, o lago de água doce “mais lindo do mundo” guarda lendas antigas e ressurge como o novo oásis do turismo global

A técnica de iluminação económica com fitas LED que transforma qualquer quarto simples num ambiente de hotel de luxo

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.