A Caixa Econômica Federal esclareceu recentemente dúvidas a respeito da abertura e encerramento de contas poupança, com especial ênfase para as ações necessárias para evitar o encerramento automático dessas contas.
O que é necessário para abrir uma conta poupança na Caixa?

Conforme divulgado na seção de perguntas e respostas do site da instituição, não há um valor mínimo necessário para se abrir uma conta poupança na Caixa. Porém, há alguns pontos a serem considerados para garantir que a conta não seja encerrada automaticamente.
Como evitar o encerramento automático da conta poupança?
A instituição esclareceu que uma conta poupança com saldo zerado e sem nenhuma movimentação por um período de 180 dias é encerrada automaticamente. Isso significa que, para manter a conta ativa, é importante fazer depósitos e movimentações regulares, mesmo que de pequenos valores.
Como verificar se a conta poupança está ativa?
Se você tem dúvidas sobre a atividade de sua conta, pode verificar pelo terminal de autoatendimento da Caixa, utilizando seu cartão e senha, ou pela Internet Banking CAIXA, inserindo seus dados de acesso.
Qual é o rendimento da poupança da Caixa?
O rendimento da poupança da Caixa, assim como em outros bancos, depende da taxa Selic, definida pelo Banco Central. Quando essa taxa está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR).
Quando os rendimentos são disponibilizados?
O rendimento é creditado mensalmente na data de aniversário da conta. Portanto, mesmo onde há datas marcadas no dia 29, 30 e 31, o cálculo da remuneração ocorre a partir do dia 1º do mês subsequente ao depósito. Se essa data coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos serão disponibilizados no próximo dia útil.
Sobre a Autora
Lennita Lee, 32 anos, é uma escritora paulistana que já viajou pelo Brasil e voltou à sua cidade natal para recomeçar. Formada em moda pela Anhembi Morumbi, tem na dramaturgia e nos bastidores das emissoras brasileiras suas maiorais paixões. Atualmente, escreve notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico e programas sociais do país.