A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) lançou recentemente a Carteira do Idoso, um recurso disponível para cidadãos brasileiros com idade acima de 60 anos. O documento aborda inúmeros benefícios, desde vagas preferenciais, ingressos com meia-entrada até atendimento prioritário, existindo uma ênfase específica na facilidade de aquisição de passagens interestaduais gratuitas de ônibus, uma grande conquista para os aposentados e afins.
Quais os benefícios da Carteira do Idoso?

Com a Carteira do Idoso em mãos, o cidadão garante um amplo leque de benefícios em sua rotina. Exibindo o documento tanto em meios digitais quanto físicos, ele consegue aproveitar vantagens diversas, como a aquisição de ingressos pela metade do preço em eventos culturais e desportivos, além de ter acesso a vagas gratuitas ou desconto de pelo menos 50% no valor das passagens de ônibus interestaduais.
Como solicitar a Carteira do Idoso?
O passo-a-passo para a solicitação da Carteira do Idoso é bastante simples. Basta acessar a plataforma online do Gov.br e seguir o procedimento descrito. O site orienta que o cidadão clique na opção “iniciar” e em seguida, escolha “emitir carteira”. Após o preenchimento dos dados solicitados – que incluem RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de casamento ou de nascimento – o documento estará pronto para impressão.
Quem pode solicitar a Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso é dedicada àqueles que já ultrapassaram a marca dos 60 anos e não possuem comprovação de renda ou recebem até dois salários mínimos. Para garantir o documento, é necessário que o cidadão já esteja cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Caso ainda não possua esse cadastro, é possível realizar a inscrição em qualquer CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da residência.
Qual a validade da Carteira do Idoso?
O documento da Carteira do Idoso possui validade de dois anos, e seu prazo de renovação está descrito na própria carteirinha. Quando estiver próximo da data de vencimento, é essencial que o cidadão solicite um novo documento para continuar garantindo seus direitos com a carteira. No âmbito geral, a Carteira do Idoso reforça a autonomia desse público e garante seus direitos básicos. Com esse avanço, a sociedade se torna mais justa e equitativa, valorizando a população idosa e garantindo seu bem-estar.