BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Economia Brasileira em Alta: IBGE faz Revelação Surpreendente!

BMCNEWS Por BMCNEWS
19/12/2023
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em 2023, o Brasil está se recuperando em termos econômicos, vivenciando menos inflação e desemprego, além de um crescimento da economia maior do que o esperado. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, enfatizou essas melhoras em uma recente entrevista. Além dos dados positivos, Pochmann explora novos desafios enfrentados pelo país, como a falta de soberania dos dados e a necessidade de um sistema nacional de estatísticas.

Embora a economia esteja se recuperando, a falta de um sistema unificado de informações nacionais se tornou evidente. Pochmann salientou a necessidade de uma agência nacional dedicada para coletar e normalizar dados de várias fontes no país. De ministérios a empresas públicas e privadas, milhares de informações são geradas diariamente, tornando mais premente a necessidade de um sistema unificador.

Leia Mais

JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO

Juros do cartão de crédito disparam para 435%: especialista aponta os riscos

30 de março de 2026
GABRIEL GALÍPOLO, PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

Gabriel Galípolo diz que BC está em posição mais favorável para discutir corte de juros

30 de março de 2026

O IBGE: entenda nossa bússola econômica

Além de apontar melhorias econômicas, sendo uma espécie de cartão-postal do país, o IBGE recebeu crédito por sua habilidade de recolher e apresentar de maneira verossímil a realidade do Brasil. Entretanto, Pochmann reforça que o papel do IBGE deveria ir além e funcionar também como uma bússola, integrando e direcionando a interpretação dos dados nacionais. Isso envolveria a coordenação de aproximadamente 250 estudos e pesquisas anuais divulgadas pelo IBGE, sendo necessário alcançar a soberania dos dados, em oposição ao cenário atual, onde grande parte das informações é colhida e pertencente a empresas estrangeiras.

O Brasil é soberano em dados, graças o IBGE?

De acordo com Pochmann, a resposta é não. “O Brasil infelizmente não é um país soberano de dados. A maior parte de nossos dados é colhida pela força da internet, telefonia celular, computadores… E individualmente, estamos transmitindo nossas informações privadas, contas bancárias, formas de pagamento, lista telefônica, músicas, filmes…”, pontuou o presidente do IBGE.

Para resolver essa questão, Pochmann propõe a criação de um sistema nacional de estatísticas sob a coordenação do IBGE, fundamentado na legislação brasileira, mas que até o momento não está em prática. “Cada ministério tem seu banco de dados e é necessário construir um sistema nacional soberano de geociência, estatística e dados”, defendeu o presidente do IBGE.

Em um mundo cada vez mais dependente de dados, a soberania e o uso inteligente dos dados tornaram-se de fundamental importância. Com o objetivo de fortalecer e modernizar o sistema estatístico nacional, o IBGE poderia, segundo Pochmann, liderar esse esforço para unificar e melhor utilizar os dados disponíveis para o bem da nação.

Com capacidade para 100.024 pessoas e inaugurado em 1853, o estádio australiano tornou-se a maior arena do hemisfério sul e o templo do críquete

Mineradores encontraram esferas metálicas de 3 bilhões de anos na África do Sul e a ciência ainda tenta explicar como existem

O bloco de areia e cal curado a vapor que substitui o tijolo cerâmico e ainda pode dispensar vigas e pilares na obra

Um pedreiro ergueu sozinho uma casa de pedra e troncos encaixados do zero e o resultado surpreendeu pelo acabamento

Com 60 horas de fermentação e atingindo 96% de pureza, a usina aproveita 100% do grão de milho, sendo um pilar de sustentabilidade do agronegócio

Rodovia nos EUA ganha fama por suas formações, pois seus 50 km de extensão cruzam o deserto de Dakota do Sul, sendo o maior cenário geológico local

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.