Não é novidade que milhares de brasileiros encontram-se em situação de vulnerabilidade, e muitos desses poderiam se beneficiar de auxílios sociais. Infelizmente, muitos desses benefícios são desconhecidos pela maioria das pessoas. Nesse contexto, uma ferramenta proveitosa é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, popularmente conhecido como CadÚnico.
O CadÚnico oferece mais do que apenas o programa Bolsa Família, que é um dos mais conhecidos. Na verdade, são mais de vinte auxílios disponíveis para aqueles que se registram no CadÚnico, que é realizado através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para se inscrever, é necessário que a família tenha um representante, que deverá providenciar todos os documentos solicitados.
O que é o CadÚnico e como funciona?

O CadÚnico é uma porta de entrada para diversos programas de auxílio de acordo com as necessidades de cada grupo familiar. Entre eles, destaque para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), vantagens em programas de crédito, isenção em taxas de concursos públicos, acesso gratuito ao ENEM, a possibilidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação Social gratuitamente e o programa Bolsa Verde, que apoia a conservação ambiental.
Para se qualificar para cada programa é necessário atender a critérios específicos. No caso do Bolsa Família, por exemplo, a renda mensal per capita da família não pode superar R$ 218. Contudo, a porta de entrada para todos esses benefícios é o CadÚnico.
Como acessar os benefícios do Cadastro Único?
Para se inscrever e ter acesso a todas essas vantagens, os interessados devem procurar o CRAS mais próximo. É imprescindível ter em mãos todos os documentos necessários e identificar as necessidades da família para ser direcionado ao programa mais adequado. A inscrição no CadÚnico pode ser um diferencial para a melhoria de vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.
É fato que a existência e a relevância do CadÚnico são informações fundamentais que precisam ser conhecidas por mais pessoas. Portanto, se você ou alguém que você conhece pode se beneficiar desses programas, busque mais detalhes e faça sua inscrição. Nunca é demais lembrar que este é um importante instrumento de inclusão social e econômica.
















