A conhecida Caixa Econômica Federal está em busca de novas soluções para disponibilizar benefícios sociais offline. E uma das ferramentas estudadas é a tecnologia inovadora Drex, do Banco Central. Fontes próximas à situação afirmaram que essa solução pode ser aplicada em pagamentos de programas como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e Seguro-Defeso.
O Drex, com previsão inicial de lançamento para o final de 2024, é uma plataforma blockchain que promete atender as transações do sistema financeiro brasileiro. Potencialmente, isso pode tokenizar a moeda brasileira viabilizando compra e venda de bens e serviços pela mesma.
O que é a Drex e como ela pode mudar os serviços financeiros?

Além das possibilidades já mencionadas, o sistema Drex traz novas oportunidades para casos de uso que aprofundam a convergência dos mundos online e offline. Este é justamente o caso da solução que a Caixa está fomentando. A ideia é permitir que os benefícios sociais sejam usados offline, ou seja, mesmo sem nenhum acesso à internet no momento da transação.
Essa solução é voltada principalmente para beneficiários que vivem em regiões com restrições de acesso à internet. Essas pessoas muitas vezes precisam se deslocar para outros municípios para sacar o benefício em dinheiro. Com a nova ferramenta, isso pode mudar, facilitando a vida desses indivíduos.
Como funcionará a proposta de benefício offline via Drex?
Segundo Marcos Brasiliano, vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, o funcionamento do benefício offline via Drex deve seguir a seguinte lógica: o valor do benefício seria convertido para um token offline que pode ser, por exemplo, um cartão pré-pago, trocando Real por seu equivalente em Drex. Este cartão poderia ser aceito em qualquer lugar que aceite Drex, operando via uma máquina de cartão também offline.
“Quando o Drex é transferido para o cartão, já é registrado no sistema da Caixa que aquele benefício foi pago no token offline”, explica Brasiliano. A partir daí, o Drex circula offline, sem a necessidade de conexão à internet – até o momento em que alguém queira convertê-lo novamente para real.
Todo esse processo passará agora na etapa de testes e simulações, buscando uma prova de conceito que valide ou não o projeto. Como o próprio Drex esta em fase de projeto-piloto, é crucial resolver todos os possíveis problemas de privacidade que a plataforma blockchain possa apresentar. Mas se tudo correr como esperado, a nova tecnologia pode revolucionar a forma como os brasileiros usam e interagem com seu dinheiro e benefícios sociais.