Imagine que você precise escolher entre duas opções de investimento populares e com características semelhantes, mas ainda tem dúvidas sobre qual delas pode trazer maior rentabilidade. Estamos falando da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Ambas são investimentos de renda fixa que possibilitam aos investidores financiar projetos nos setores imobiliário e agropecuário, respectivamente. Portanto, a escolha entre LCI e LCA pode representar uma ótima forma de diversificar seus investimentos e minimizar riscos.
Quais as principais características da LCA e da LCI?

A LCA é um título de renda fixa emitido por uma instituição financeira para financiar projetos do agronegócio. Quem investe em uma LCA empresta dinheiro à instituição financeira em troca de juros. Assim como na LCI, os títulos podem ser pós, prefixados ou híbridos.
Já a LCI segue o mesmo princípio, mas o dinheiro investido é direcionado para o setor imobiliário. Segundo Lais Costa, analista da Empiricus Research, a principal diferença entre as duas está no setor de destino do dinheiro.
LCI e LCA: qual rende mais?
Respondendo a uma dúvida comum, não é possível determinar categoricamente qual entre a LCI e LCA rende mais. Os dois títulos são opções de renda fixa com características semelhantes e a escolha entre um e outro deve considerar a oferta específica de cada um, assim como a estratégia de investimento do investidor.
Hoje, há no mercado LCI e LCA com prazos de vencimento variando de 3 meses a 5 anos. As rentabilidades também variam bastante, de 88% do CDI a 93% do CDI.
Você deve investir em LCI ou em LCA?
Santiago Schmitt, especialista de renda fixa da Manchester Investimentos, sugere que a escolha entre LCI ou LCA deve levar em consideração aspectos pessoais e financeiros. Isso engloba a avaliação da taxa de rendimento, do prazo de liquidez do investimento, além do valor disponível para a aplicação inicial.
Portanto, a decisão de investir em uma LCI ou LCA passa por uma análise criteriosa que deve levar em consideração diversos fatores: seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros, o valor que está disposto a investir e o prazo em que pretende resgatar o dinheiro investido. Portanto, antes de tomar uma decisão, avalie com cuidado todas essas questões e consulte um especialista se precisar de ajuda.