Se você mora sozinho, certamente já se perguntou se tem direito ao Cadastro Único. Com o aumento das famílias unipessoais e a possível exclusão de programas sociais como o Bolsa Família, é natural que surjam muitas dúvidas. Para esclarecer essas incertezas, preparamos um artigo completo.
Quer saber mais sobre o Cadastro Único, quem tem direito a ele e como fazer o seu? Então continue a leitura!
Quem mora sozinho pode se inscrever no Cadastro Único?

Sim, quem mora sozinho tem o direito de inscrever-se no Cadastro Único. Apesar de ser uma família unipessoal, ainda é considerada uma unidade familiar. O principal objetivo do Cadastro Único é mapear a situação das famílias brasileiras, incluindo aquelas compostas por uma única pessoa.
Inclusive, até mesmo os moradores em situação de rua podem fazer o cadastro. O principal objetivo é mapear a situação socioeconômica dos brasileiros de baixa renda. Dessa forma, não existe uma regra que limite a quantidade de pessoas por cadastro.
Quais são as regras para quem mora sozinho se inscrever no Cadastro Único?
Existe uma série de regras que devem ser seguidas para a inscrição no Cadastro Único, independentemente do tipo de família. Entre elas, está a renda per capita, que não pode ser superior a R$ 218 mensais. Caso a renda seja inferior a este valor, a pessoa pode não apenas se cadastrar, mas também terá direito ao Bolsa Família, se houver vaga na cidade onde reside.
A condição de ser uma família unipessoal não impede de receber o benefício. Contudo, as regras dos programas sociais devem ser rigorosamente seguidas, tanto para famílias numerosas como para indivíduos que moram sozinhos.
Como se inscrever no Cadastro Único?
O processo para se inscrever no Cadastro Único é bastante simples. Primeiramente, é necessário buscar um posto de atendimento do CadÚnico na região onde mora, geralmente, no CRAS mais próximo de sua residência.
Após manifestar o interesse em incluir-se como família unipessoal no Cadastro Único, serão requisitados alguns documentos pessoais, como comprovante de renda, residência, RG e CPF. Também será necessário assinar uma declaração atestando que mora sozinho, que é tomada como um termo de responsabilidade.
Com todas essas etapas cumpridas, o cadastro será efetuado de maneira simples e rápida.
















