
O Ibovespa iniciou em queda nesta terça-feira (11), com os investidores reagindo aos dados da inflação, que alcançaram 3,16% em junho nos últimos 12 meses.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em baixa de 1,50%, cotado a 116.174 pontos.
O mercado também fica atento à tramitação da reforma tributária no Senado. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, irão se encontrar para discutir sobre o tema.
É possível que ocorra um fatiamento da PEC, com a parte de consenso entre Câmara e Senado sendo promulgada e deixar partes divergentes para depois.
Indicadores
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de -0,08% em junho deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa do mercado era variação de -0,10% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 3,16% em junho, abaixo dos 3,94% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a variação havia sido de 0,67%.
O Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de julho de 2023 não registrou variação e acumula alta de 3,45% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta para 6,4% em junho na comparação anual, voltando a acelerar em relação ao mês anterior (6,1%), de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas. O resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,3% em junho.
Cenário corporativo
Copel (CPLE6) – A companhia informou ao mercado que, em assembleia geral extraordinária, foi aprovada a reforma do estatuto social da companhia, que visa abrir o caminho ao processo de privatização. Segundo o comunicado, foi aprovado um aumento de capital social e também uma “poison pill” para não permitir que acionistas passem de 25% do capital votante da Copel. Com isso, a regras, semelhantes às adotadas no processo da Eletrobras (#ELET3), permitirão que a empresa elétrica se torne uma sociedade com capital disperso. O BNDES, por meio do BNDESPar, que detém cerca de 24% do capital da companhia, foi contrário à implementação dos dispositivos. Em nota, o banco destacou que considera a Copel uma “empresa estratégica” e que o novo modelo poderia levar a um “desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da companhia”.
Petrobras (PETR3; PETR4) – A petroleira comunicou que solicitou acesso ao virtual data room da Braskem (BRKM5), iniciando assim o processo de due diligence para eventual exercício de tag along ou direito de preferência, na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor na companhia. A estatal explicou que não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem. “A Petrobras reforça que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e aos procedimentos internos aplicáveis”, disse a companhia.

