
O Ibovespa opera no pregão desta segunda-feira (10) em queda, com o mercado analisando os dados do Boletim Focus, enquanto ficam na expectativa de dados de inflação, como o IPCA.
Por volta das 13h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em baixa de 0,48%, cotado a 118.327 pontos.
Com o minério de ferro registrando a maior queda em 9 meses, as ações de minerados e siderúrgicas, em especial a Vale (VALE3), registram queda nesta segunda. Em Dalian, na China, a commodity registrou queda de 3,46%, a US$ 109,94 a tonelada.
Indicadores
No Brasil, os economistas revisaram, pela oitava semana consecutiva, a inflação de 2023 para baixo, conforme mostrou dados do Boletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos do país. As projeções apontaram que o IPCA deve terminar 2023 em 4,95%, ante os 4,98% do levantamento anterior. Há quatro semanas, a inflação tinha estimativa de 5,42%.
Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de julho de 2023 não registrou variação e acumula alta de 3,45% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação, cuja taxa de variação passou para -0,11% na primeira quadrissemana de julho, ante 0,23% da quadrissemana anterior.
Cenário corporativo
Itaúsa (ITSA4) – A holding informou, via fato relevante, que rescindiu, de comum acordo com os demais signatários, o acordo de acionistas da XP (XPBR31). A companhia afirmou que os membros indicados pela Itaúsa para o conselho de administração e para o comitê de auditoria da XP “renunciarão aos seus cargos oportunamente”. “A Itaúsa deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo”, mostrou o comunicado. Com isso, a mudança impactará positivamente o resultado da Itaúsa no terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões.
B3 (B3SA3) – A companhia informou ao mercado que celebrou contrato de parceria com a Nasdaq para o desenvolvimento de uma nova plataforma de clearing para a companhia. De acordo com comunicado, a novidade acontecerá por meio de um processo de migração em fases, que irá transformar a solução de clearing da B3 em uma nova plataforma gradualmente, sem riscos para o mercado. “A B3 informa que este comunicado não implica em nenhuma reapresentação de suas projeções para 2023”, disse a empresa.