
No último levantamento realizado sobre o hábito de leitura da população do Distrito Federal, dados alarmantes foram revelados: a maioria dos moradores não leu nenhum livro nos últimos três meses.
O estudo foi conduzido por uma renomada instituição de pesquisa em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Por meio de entrevistas e questionários aplicados a uma amostra representativa da população, os pesquisadores puderam traçar um panorama preocupante sobre o estado atual da leitura na região.
De acordo com os resultados, 63% dos entrevistados afirmaram não ter lido nenhum livro nos últimos três meses. Dentre as principais razões apontadas para essa ausência de leitura estão a falta de tempo (37%), a preferência por outras formas de entretenimento (25%) e a falta de interesse (18%). A falta de acesso a bibliotecas e livrarias também foi mencionada por alguns entrevistados como um fator que dificulta o contato com os livros.
Os dados ainda revelam que homens leem menos que mulheres e que a leitura é mais frequente entre jovens de 16 a 24 anos.
Apesar dos dados serem do Distrito Federal, a falta de leitura passa longe de ser um problema exclusivo do local que abriga a capital federal, estudos de 2021 analisaram hábitos de leitura de crianças do 4 e 5 anos do ensino fundamental e revelando que o Brasil é o quinto pior país no ranking de leitura mundial.