
Os preços de commodities, em especial o minério de ferro, vêm apresentando quedas em relação há poucos meses atrás, impactanto as ações de mineradoras e siderúrgicas, como Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5), entre outras. O cenário global adverso para commodities é explicado por uma reabertura fora do esperado pelos investidores na China, conforme explicou Larissa Quaresma, analista de Empiricus Research.
“A reabertura chinesa não se desenrolou como previsto. No final do ano passado e início deste ano, o mercado como um todo esperava que a reabertura chinesa fosse significar maior demanda por commoditites. E isso acabou não se concretizando”, afirmou Quaresma.
Ela explicou também que a reabertura da segunda maior economia do mundo se traduziu mais em viagens e consumo de bens de luxo do que em investimentos em capital físico, industriais e no setor imobiliário, que significaria, então, por maior demanda de matérias-primas, como minério de ferro.
A analista da Empiricus também comentou sobre uma nova tecnologia de produção de baterias.
“A bateria para carros elétricos que temos hoje é baseada no lítio e no níquel, que são materiais básicos que a Vale (VALE3) exporta”, disse Quaresma.
“Uma nova bateria baseada em sódio foi desenvolvida na China, com um custo que significa uma fração da bateria de lítio, podendo substituir a demanda por metais básicos”, concluiu.