
O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, anunciou um fundo de investimentos de US$ 115 milhões em uma rodada de financiamento de Série C liderada pela Blockchain Capital para um projeto ligenado as criptomoedas a Inteligência Artificial (IA).
O projeto, que vai se chamar Worldcoin, visa distribuir um token digital para as pessoas, como uma espécie de documento que o categoriza como um indivíduo único. Dessa forma, o projeto usa um dispositivo para digitalizar íris da pessoa e assim confirmar sua identidade, após receberem os ativos gratuitamente.
Investidores como a 16z crypto, Bain Capital Crypto e Distributed Global, também participaram da ecente arrecadação de fundos da Worldcoin.
Entretanto, o projeto vem enfrentando críticas na web devido a possíveis riscos de privacidade. Em resposta ao tuíte de Altman apresentando o projeto em 2021, o ex-contratado de agências de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden tuitou: “Não catalogue globos oculares”.
A OpenAI, startup por trás do ChatGPT, está no centro das atenções desde o final do ano passado, com o interesse em inteligência artificial crescendo aos trancos e barrancos.