
A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento das restituições começa no próximo dia 31 de maio. Muitos contribuintes estão ansiosos para receber o dinheiro de volta e até já fazem planos sobre o que fazer com os valores.
Essa quantia pode representar uma oportunidade valiosa para melhorar a vida financeira e tomar decisões inteligentes. O Educador Financeiro Felipe Nascimento destaca a importância de ter as contas em dia e usar o dinheiro da restituição para deixar a vida financeira mais equilibrada.
“Cerca de 80% da população brasileira está endividada. Por isso, é muito importante que as pessoas possam aproveitar a restituição do Imposto de Renda para quitar as dívidas. Essa é a primeira recomendação para quem vai receber o dinheiro”, comenta.
Felipe Nascimento recomenda priorizar o pagamento das que possuem juros mais altos, especialmente as de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais. Essas taxas podem ser bastante elevadas, o que significa que a dívida aumenta rapidamente ao longo do tempo. Priorizar o pagamento dessas dívidas ajuda a reduzir a quantidade de juros pagos e a evitar que a dívida se torne ainda mais onerosa.
Caso não haja dívidas, é possível montar um planejamento financeiro para o futuro. Primeiramente pensando em reforçar a reserva de emergência. Use o dinheiro da restituição para aumentar a proteção contra imprevistos financeiros. É recomendado ter uma reserva de três a seis meses de despesas básicas num investimento seguro e com liquidez.
“Além disso, você também pode considerar investir parte dessa restituição para garantir um futuro financeiro mais estável. Opções de investimento incluem títulos públicos, fundos de investimento, ações, ou até mesmo a abertura de uma previdência privada. Claro que é importante avaliar seu perfil de investidor, objetivos financeiros e buscar orientação de um profissional para te ajudar nessa trajetória”, diz.