
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta sexta-feira (28), após os ganhos registrados na véspera. Os investidores aguardam a divulgação do Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal (PCE), um indicador relevante para a tomada de decisão do Federal Reserve. As expectativas do mercado é que o núcleo do índice seja de 4,5% em março na base anual.
Os investidores seguem apostando em mais uma elevação na taxa de juros pelo Fed na semana que vem. Segundo o CME Group, a probabilidade de uma elevação de 0,25 ponto percentual está em 88,0%, o que levaria a taxa para o intervalo entre 5,00% e 5,25%.
No Brasil, as principais divulgações são os dados da taxa de desemprego, com expectativa em 8,7%, e do IBC-Br, do Banco Central. Além disso, o IBGE também anunciará o Índice de Preços ao Produtor de março, com estimativa de queda de 0,20%.
Ásia e Europa
Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta sexta, após o Banco do Japão (BoJ) manter sua política monetária ultrafouxa na primeira reunião presidida pelo novo governador Kazuo Ueda. A decisão veio em linha com as expectativas dos economistas de não haver mudanças na taxa básica de juros.
Os mercados europeus registram queda nesta manhã com investidores digerindo resultados corporativos e os números do PIB da zona do euro.
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 1,3% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados preliminares do Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. O resultado ficou levemente abaixo das estimativas do mercado, que esperavam avanço de 1,4% no período. Ante o trimestre anterior, a economia do bloco avançou 0,1%.
Agenda econômica
3h – Alemanha – PIB (1T23)
4h55 – Alemanha: Taxa de Desemprego (Abril)
6h – Zona do Euro: PIB (1T23)
8h30 – Brasil: Balanço Orçamentário (Março)
9h – Alemanha: Índice de Preços ao Consumidor – Preliminar (Abril)
9h – Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Março)
9h – Brasil: Taxa de Desemprego (Março)
9h30 – EUA: PCE e Núcleo do PCE (Março)
11h – EUA: Confiança do Consumidor (Abril)