
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (18), com o mercado na expectativa para os resultados de Bank of America e Goldman Sachs. O início da temporada de balanços já está sendo considerado o melhor em uma década, de acordo com estrategistas do BofA.
Mais cedo, a China divulgou um crescimento de 4,5% no primeiro trimestre deste ano na base anual, acima da projeção do mercado, de 4,0% para o período. O crescimento econômico foi impulsionado pela alta das vendas no varejo, que subiram 10,6% em março (ante projeção de 7,4%), enquanto a produção industrial cresceu 3,9%, levemente abaixo do consenso de 4,0%.
No Brasil, as ações de commodities podem sofrer influência com o resultado positivo chinês. A agenda local de hoje está esvaziada, o que aumenta as expectativas para a apresentação do novo arcabouço fiscal.
A nova proposta deve ser entregue ao Congresso1 Nacional hoje, após o envio ter atrasado e causado rumores de que o texto sofreu alguns últimos ajustes.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça após a publicação de dados econômicos mistos da China, mas com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 4,5% no primeiro trimestre deste ano na base anual.
As bolsas europeias operam em alta pela manhã, com os investidores continuando a avaliar a saúde da economia global, bem como os lucros corporativos. Além disso, o mercado também reage aos indicadores econômicos.
Agenda econômica
- EUA: Balanços de Bank of America e Goldman Sachs, antes da abertura, e de Johnson & Johnson, Netflix, Western Alliance Bancorporation e United Airlines, após o fechamento do mercado
- Governo deve entregar ao Congresso texto do arcabouço fiscal que substituirá o teto de gastos
- Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de abril (5h)
- Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de abril (6h)
- FGV: IPC-S Capitais da 2ª quadrissemana de abril (8h)
- EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas em março (9h30)
- EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman discursa sobre moedas digitais em evento da Universidade de Georgetown (14h)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 14/4 (17h30)