Um SUV “cupê”, com acabamento de boa qualidade, design robusto e uma pegada esportiva. Assim podemos resumir o Audi Q3 Performance Black Quattro, que passou a ser produzido no Brasil desde o ano passado.
O Portal BM&C testou o modelo e comprovou que o desempenho é um item que merece elogios: o novo Q3 possui motor 2.0 TSFI de 231 cavalos, bem mais potente do que a versão anterior, que entregava 150 cavalos em um motor 1.4.
Agora, as acelerações e retomadas são feitas com mais desenvoltura, gerando uma boa sensação de segurança durante as ultrapassagens na estrada. De acordo com a Audi, o Q3 parte da imobilidade a vai até os 100 km/h em 7 segundos, um bom número para um SUV desta categoria. A velocidade máxima, também segundo a fabricante, é de 240 km/h.
O câmbio tiptronic tem 8 velocidades e trocas suaves. O sistema “Drive Select” permite que o condutor escolha entre diversos modos de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual e Off-road e o consumo de combustível pode variar entre elas.
Por dentro, a versão top de linha que tem o pacote visual “S-Line” traz bom acabamento e uma pegada esportiva. Os bancos dianteiros possuem revestimento em alcântara e possuem o emblema “S”. O volante de três raios tem base achatada e revestimento em couro e os pedais e apoios para os pés são feitos de aço inoxidável.
Entre os itens de série estão o ar condicionado digital de duas zonas – com saídas para os bancos traseiros, bancos dianteiros com ajustes elétricos, retrovisores retráteis, iluminação ambiente e um ótimo painel de instrumentos digital 10,25 polegadas, com todas as funções controladas no volante.
O sistema multimídia de 8,8 polegadas também oferece uma câmera de ré com muita definição.
Apesar de ter controle de velocidade (cruise control), o sistema que reconhece veículos mais lentos à frente e adapta a velocidade é opcional – para um veículo desta faixa de preço este poderia ser um item de série.
O modelo conta ainda com bom porta malas de 530 litros, que possui uma prática rede para evitar que itens se desloquem com facilidade quando o carro se movimenta.
A impressão é que a Audi acertou em cheio no novo Q3: uniu o ótimo desempenho do motor 2.0 com um design mais robusto e chamativo do que nas versões anteriores – e ainda incluiu bons itens de série.
O preço da versão top de linha é de R$ 332.990.
Ficha técnica:
Motorização — 2.0 TFSI
Cilindrada — 1984
Potência máxima — 231 CV
Velocidade máxima — 240 Km/h
Aceleração 0–100km/h — 7.0 s
Tipo de combustível — Gasolina

















