
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira (8), após as bolsas subirem na véspera com uma fala mais dovish do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ele comentou que vê como uma boa notícia o fato do mercado de trabalho continuar forte. Porém, deixou claro que o BC norte-americano continuará a subir juros se os números de inflação surpreenderem para cima.
No Brasil, o presidente Lula criticou mais uma vez o atual patamar da taxa Selic e reclamou da política monetária conduzida pelo Banco Central, ao afirmar que o presidente da instituição “deve explicações ao Congresso”.
Enquanto isso, a ata da última reunião de Política Monetária elogiou o pacote fiscal anunciado pelo ministério da Fazenda e reconheceu que pode ter impacto positivo sobre os preços ao consumidor. Mas não deixou de destacar sobre questões de risco fiscal, que podem introduzir “prêmios nos preços de ativos” e impactar “as expectativas de inflação”.
Na agenda de hoje, seis membros do Fed devem falar para opinar sobre os números do mercado de trabalho. Aqui, o principal será o IC-Br de janeiro e a temporada de balanços, com destaque para a reação do mercado com os números do Itaú Unibanco (#ITUB4). Além disso, Klabin (#KLBN11) deve divulgar resultados daqui a pouco.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quarta, enquanto os mercados europeus estavam em alta hoje, com os investidores digerindo os comentários mais recentes do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell.
Ontem, ele afirmou que a inflação está começando a diminuir, mas que espera que o “processo desinflacionário” seja longo e alertou que as taxas de juros podem subir mais do que os mercados antecipam se o os dados econômicos não colaboram.
Agenda econômica
- EUA: Balanço de Walt Disney, após o fechamento do mercado
- Brasil: Balanço de Klabin, antes da abertura do mercado
- Lula recebe líderes de partidos governistas em café da manhã para tratar da reforma tributária e da MP do Carf, com a presença do ministro Fernando Haddad (Fazenda)
- Zona do euro: Dirigentes do BCE Andrea Enria e Frank Elderson falam em coletiva de imprensa da Supervisão Bancária (6h)
- FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de fevereiro (8h)
- EUA: Diretora do Fed Lisa Cook participa de evento no Centro Conjunto de Estudos Políticos e Econômicos, em Washington (10h30)
- EUA: Presidente do Fed de NY, John Williams, participa de evento organizado pelo Wall Street Journal (11h20)
- Secretário extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy, participa de debate sobre o tema promovido pelo RenovaBR (12h)
- EUA: Vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de conversa com estudantes no Fórum de Mobilidade Econômica HOPE (12h)
- EUA/Deptº do Comércio: Estoques no Atacado de dezembro (12h)
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 03/02 (12h30)
- EUA: Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, responde perguntas no Clube Econômico de Boston (14h30)
- BC: Fluxo cambial de janeiro (14h30)
- BC: IC-Br de janeiro (14h30)
- EUA: Diretor do Fed Christopher Waller fala sobre cenário econômico na Universidade Estadual do Arkansas (15h45)
- Diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra Fernandes, apresenta cenário macroeconômico em palestra no evento “Repensar Macaé – Futuro e Cenários Econômicos”, em Macaé (RJ) (16h)