
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) decidiu aumentar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para um intervalo entre 4,50% e 4,75%. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (1).
Em resposta à inflação, que já mostra arrefecimento, a decisão já era esperada pelo mercado. Segundo dados do CME Group, 99% dos economistas consultados colocavam como posssibilidade uma diminuição do ritmo de alta do Fed.
O último Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou que a inflação dos EUA estava em 6,5% nos últimos 12 meses, afastado dos 9,1% registrados em junho de 2022. O PCE, indicador favorito de inflação do Fed, apresentou queda para 5,0% em dezembro de 2022 na relação com o mês anterior.
O próximo encontro do Fomc será realizada entre os dias 21 e 22 de março.
“Indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu um pouco, mas continua elevada“.
“Ao avaliar a orientação apropriada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surgissem riscos que pudessem impedir o alcance de suas metas. As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais”.
*Em atualização