
O Ibovespa começou as operações em alta nesta quinta-feira (5), após dados da produção industrial terem animado os investidores. Além disso, os acontecimentos no cenário político local seguem como principal ponto de atenção do mercado.
Às 13h50, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 1,62%, cotado a 107.044 pontos.
A bolsa brasileira segue o pregão da véspera, que reagiu às declarações de Jean Paul Prates, cotado para assumir o comando da Petrobras (PETR3; PETR4), sobre não ter ingerência nos combustíveis, antecipando que os preços domésticos não serão desvinculados dos valores praticados lá fora. O presidente Lula convocou a primeira reunião ministerial com o objetivo de alinhar discursos.
Entre os indicadores, a produção industrial no Brasil apontou uma leve queda de 0,1% em novembro na comparação com outubro. Com isso, conforme divulgou o IBGE, a indústria cresceu 0,9% frente a novembro de 2021, na série sem ajuste. No ano, a indústria ainda acumula queda de 0,6% e, em 12 meses, recuo de 1,0%.
Nos Estados Unidos, as bolsas reagem negativamente aos últimos dados divulgados. O país abriu 235 mil postos de trabalho no setor privado em dezembro, conforme mostrou o Relatório de Emprego ADP. O número veio bem acima das projeções do mercado, que previam a criação de 150 mil empregos no mês.