
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira (23). A semana se encerra com a divulgação do PCE, indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), com as projeções do mercado rondando em 0,2% em novembro na comparação mensal e de 4,7% na base anual.
No Brasil, o destaque do dia será o IPCA-15 de dezembro, com previsão dos investidores para uma variação de 0,52% na comparação com novembro e de 5,92% com dezembro de 2021. O mercado aceitou bem o primeiro grupo de ministros anunciado por Lula, além da equipe de Haddad na Fazenda. Além disso, seguem as apostas para um impulso das commodities com a retomada do crescimento da China.
Entre os indicadores divulgados hoje, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de dezembro de 2022 varia 0,44% e acumula alta de 4,37% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta, seguindo o mau humor registrado na véspera em Wall Street. Os investidores acompanharam divulgação de ata de reunião do Banco do Japão (BoJ) e de dados inflacionários do país, antes dos Estados Unidos divulgarem o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de novembro.
Europa
Os mercados europeus sobem hoje, depois de terminarem no vermelho durante a sessão anterior. A expectativa é de que a negociação seja leve no último dia útil antes do feriado de Natal. A Bolsa de Valores de Londres, do Reino Unido, fecha mais cedo hoje, ao meio dia.
Agenda econômica
- Reino Unido: Mercados fecham mais cedo por causa do Natal
- Espanha/INE: PIB final do 3TRI (5h)
- FGV: IPC-S da 3ª quadrissemana de dezembro (8h)
- IBGE: IPCA-15 de dezembro (9h)
- EUA/Deptº do Comércio: Gastos com consumo pessoal em novembro (10h30)
- EUA/Deptº do Comércio: Encomendas de bens duráveis em novembro (10h30)
- EUA/Deptº do Comércio: Vendas de novas moradias em novembro (12h)
- EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de dezembro (12h)
- EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação (15h)
*Com informações de BM&C Now e BDM