
O Antonov-225 Mriya, maior avião de carga do mundo, foi destruído no dia 27 de fevereiro deste ano, durante um ataque da Rússia ao aeroporto Hostomel, nas proximidades de Kiev, a capital ucraniana.
“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nossa ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, afirmou Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, na época em que a aeronave havia sido dizimada.
Entretanto, atualmente o governo ucraniano afirmou que o país está otimista em relação à reconstrução do maior avião do mundo. Em um vídeo divulgado no último dia 29 de novembro, o comandante Dmytro Antonov, piloto chefe e instrutor do avião, informou o lançamento do fundo internacional de recuperação do Mriya.
Além disso, Dmytro explicou que quem vai cuidar da gerência desse projeto é a página ‘wings of freedom’ (asas da liberdade em português) e que parte do fundo arrecadado para a reconstrução do avião será doado pela empresa de relógios kiev watch factory, que lançou uma edição limitada de relógios em homenagem ao Antonov-225 Mriya.
Qual é o maior avião do mundo agora, após a destruíção do Antonov?
Além de destruir casas, famílias e cidades, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia acabou com o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov AN-225, que era o último grande legado do programa de ônibus espaciais soviéticos. O gigantesco avião foi feito em 1988, com 6 turbinas D-18T, com capacidade de decolar com até 250 toneladas de carga, que somadas ao peso do combustível e do próprio avião, poderia chegar a até 640 toneladas.
Após 34 anos, o avião foi destruído. Ele estava no aeroporto de Hostomel, em Kiev, quando foi alvo de intensos ataques do exército russo.
Agora, após a destruição do Antonov, qual é o maior avião em operação no mundo? O Scaled Composites Stratolaunch, apelidado de ROC. É uma aeronave desenvolvida para fornecer uma plataforma de lançamento de veículos espaciais.
A aeronave tem uma envergadura de 117 metros, fuselagens com 72 metros de comprimento e apoiado por 12 rodas do trem de pouso principal e duas rodas do trem de pouso do nariz, para um total de 28 rodas, onde são necessários 3.700 metros de pista para a decolagem. Quer saber mais sobre o Scaled Composites Stratolaunch? Assista ao vídeo abaixo.