
O volume de vendas do comércio varejista nacional teve alta de 1,1% em setembro frente a agosto, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (9). Projeções do mercado indicavam alta de 0,2% no período.
Na comparação com setembro de 2021, as vendas tiveram alta de 3,2%, ante estimativas de +1,4% no período. O acumulado no ano registrou alta de 0,8%, e o acumulado nos últimos 12 meses ficou em -0,7%. Seis das oito atividades tiveram taxas positivas na série com ajuste sazonal.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 1,5% frente a agosto, afirmou o IBGE.
Seis das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo em setembro deste ano, na série com ajuste sazonal. As duas atividades complementares do varejo ampliado, por sua vez, ficaram estáveis frente a agosto.
Nos Estados, o IBGE mostrou que 18 das 27 Unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para: Paraíba (4,5%), Rio de Janeiro (3,1%) e Pernambuco (2,3%). Por outro lado, nove atividades pressionaram negativamente, com destaque para Mato Grosso do Sul (-1,7%), Espírito Santo (-1,5%) e Roraima (-1,2%). Tocantins apresentou estabilidade (0,0%) na passagem de agosto para setembro.