
Nesta quarta-feira (19), o Federal Reserve (FED) divulgou o Livro Bege, revelando que há um aumento do pessimismo devido a maiores preocupações com uma desaceleração econômica, aumento de preços e aperto no mercado de trabalho.
“As condições gerais do mercado de trabalho permaneceram apertadas, embora metade dos Distritos tenha notado algum alívio nas dificuldades de contratação e/ou retenção”, afirmou o livro
“O crescimento dos preços permaneceu elevado, embora tenha sido observada alguma flexibilização em vários distritos. Aumentos significativos nos preços de insumos foram relatados em uma variedade de indústrias, embora alguns declínios nos custos de commodities, combustível e frete tenham sido observados”, relatou trecho do livro bege.
O livro também frisou que algumas empresas disseram que a inflação elevada e os custos de vida mais altos estão elevando os salários, juntamente com a pressão ascendente do aperto do mercado de trabalho. Além disso, o aumento das taxas de hipoteca e os preços elevados das casas, segundo relatos do livro, enfraqueceram ainda mais o início e as vendas de uma única família.
“As perspectivas ficaram mais pessimistas em meio a preocupações crescentes sobre o enfraquecimento da demanda”, relatou o livro bege.