
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) estão entre as maiores altas do Ibovespa, nesta segunda-feira (3), após os resultados do primeiro turno das eleições no país.
Às 13h18, Petrobras ON (PETR3) subia 7,26% e Petrobras PN (PETR4) valorizava 7,22%. O Ibovespa avançava 4,46%, aos 115.079 pontos.
Em análise da XP Investimentos, os papéis que tendem a ser mais sensíveis às eleições são as estatais (como Petrobras e Banco do Brasil), e setores domésticos como educação, imobiliário e varejistas.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve um desempenho acima do previsto pelas principais pesquisas. No segundo turno, o atual presidente enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.
Segundo a XP, o resultado das eleições mostra uma eleição muito mais apertada do que era esperado inicialmente. “Isso trará possivelmente acenos mais ao centro por parte dos dois candidatos, na tentativa de atrair o eleitor de centro e ainda indeciso. Para os preços de ativos brasileiros, vemos esse cenário de uma eleição mais próxima possa ser recebido positivamente pelos investidores”, analisa a XP.
A análise ainda diz que as eleições do Congresso Nacional também indicam uma força relevante dos partidos de Centro e de Direita. Isso indica que o próximo presidente, seja ele Lula ou Bolsonaro, terá que seguir negociando com a Câmara e o Senado nas pautas mais importantes.