
O diretor executivo da ActivTrades, Ricardo Evangelista, comparou a política econômica da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. “A política econômica de Liz Truss é desastrosa”, destacou Evangelista durante entrevista na BM&C News, nesta quarta-feira (28).
Evangelista explicou na sua visão, a política de estímulo fiscal que Liz adotou denúncia aos ricos de maneira desnecessária, tendo em vista que, “o imposto para as pessoas ganharem mais de 150 mil libras por ano, é um valor bastante alto”.
Nesse sentido, Evangelista exemplificou: “a Inglaterra pagará talvez menos de 500 libras por ano de imposto para uma pessoa que ganha salário médio”. Enquanto, o Cristiano Ronaldo por exemplo, que ganha 20 milhões de libras por ano, irá poupar ao menos 1,5 milhões de impostos, afirmou o diretor executivo.
Em contrapartida, Evangelista ressaltou que as políticas de estímulos incríveis que vão desembolsar mais de 100 bilhões de libras, destinadas a ajudar a suportar o aumento dos custos da energia.
Pânico nos mercados
Sendo assim, Evangelista afirmou que, ao mesmo tempo que essa medida reduz os impostos, “não faz nenhum sentido quando o déficit do país já é grande e a balança comercial de transações é muito negativa”. Portanto, disse que, “tudo isso gera o pânico dos mercados”.
Na opinião do diretor executivo, Liz Truss cometeu um equívoco adotando esta política. Logo, Evangelista acredita que a Giorgia Meloni é “mais sensata”. Além disso, “depois de ver o que aconteceu no Reino Unido, com certeza ela não irá repetir essa dose na Itália”.
“Penso que seria muito ruim para a Itália se Giorgia entrasse prescrevendo políticas populistas de baixar impostos, os juros de dívidas italianas já estão altíssimos, iria disparar ainda mais”, finalizou Evangelista.
Confira o vídeo na íntegra: