
A rainha Elizabeth II, aos 42 anos, nos seus 16 anos de reinado visitou apenas uma vez o Brasil, junto ao seu marido, príncipe Philip, em novembro de 1968. Nesta época, o país vivia um momento delicado para a história, a Ditadura Militar.
A visita foi programada para a monarca britânica passar 11 dias no país, com passagem por seis cidades brasileiras. Começando por Recife, em que foi recepcionada na sede do governo pernambucano da época, Palácio do Campos das Princesa, pelo escritor Gilberto Freyre e pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara.
Em seguida, no iate real da Marinha Inglesa, o casal britânico seguiu para Salvador, na Bahia, onde encontraram o artista plástico argentino Carybé e o escritor Jorge Amado. A bordo do iate, Elizabeth II e Philip seguiram viagem para o Rio de Janeiro, onde visitaram o Estádio do Maracanã e puderam conhecer figuras ilustres como Pelé.
Em seguida, foram para Brasília, a monarca britânica realizou um pronunciamento no Congresso Nacional. Embora o casal tenha chegado juntos, o príncipe Philip foi barrado ao tentar entrar no local.
Em São Paulo, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip marcaram presença no Monumento do Ipiranga, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Edifício Itália. Além disso, o casal compareceu nos shows de Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares.