
Nesta sexta-feira (26), os EUA suspenderam 19 voos da Air China, China Eastern, China Southern e Xiamen Airlines de e para Los Angeles, na Califórnia, e 7 voos da China Eastern de e para Nova Iorque.
O motivo desta suspensão por parte americana, foi logo após a China punir as companhias aéreas americanas que voam para a China. A American, Delta e United, que voam regularmente para a China, tiveram casos de Covid-19 dentre os passageiros em voos para o país asiático. Ao todo, foram 26 voos suspendidos.
De acordo com a US News. a regra chinesa é, se 4% do voo testar positivo, um voo ficará suspenso, se o número dobrar no voo ou acontecer esta porcentagem ou maior em outro voo, a punição segue a mesma lógica e assim sucessivamente.
Porém os americanos não gostaram do que aconteceu e decidiram se retaliar contra Pequim.
O embaixador do governo chinês em solo americano, Liun Pengyu, protestou e alegou que as regras chinesas sempre foram bastante claras. Os EUA, por sua vez, também sempre deixaram claras as regras de reciprocidade, caso não tenha algum outro acordo que exclua isso.