
As ações da plataforma de hospedagens Airbnb caíram nesta quinta-feira (12) mais de 4% depois que a empresa relatou seus ganhos do segundo trimestre. A empresa superou as expectativas de Wall Street para receitas e reservas, mas destacou os reflexos da variante Delta. A empresa divulgou perda de 11 centavos por ação. A receita foi de US$ 1,34 bilhão contra $ 1,26 bilhão previsto pela Refinitiv. A receita teve aumento de quase 300% ano a ano.
A empresa relatou 83 milhões de noites e experiências reservadas, um aumento de 29% em relação ao primeiro trimestre e um aumento de 197% ano após ano, após o colapso da indústria de viagens um ano atrás em meio à pandemia da Covid-19. Analistas ouvidos pela StreetAccount esperavam 79,2 milhões de noites e experiências reservadas.
As despesas de vendas e marketing do Airbnb no segundo trimestre aumentaram 175% ano após ano, atingindo US$ 315 milhões. A empresa atribuiu o aumento das despesas de marketing à campanha de busca por novos Hosts, proprietários de imóveis para experimentarem a locação de seus imóveis para hóspedes.
O valor bruto da reserva, a maneira do Airbnb de rastrear os ganhos do host, taxas de serviço, taxas de limpeza e impostos, totalizou US$ 13,4 bilhões, um aumento de 320% ano a ano e acima do consenso de US$ 11,56 bilhões do FactSet. O prejuízo líquido do Airbnb diminuiu para US$ 68 milhões no trimestre, queda de mais de 88% em relação ao prejuízo líquido de US$ 575,6 milhões um ano antes.
Expectativas para o terceiro semestre
Em carta aos acionistas, a empresa alertou que está se preparando para a volatilidade como resultado da variante Delta da Covid-19. O Airbnb disse que espera que a variante Delta afete o comportamento de viagens, especificamente em relação à frequência e quando os hóspedes reservam e cancelam. O Airbnb disse que o progresso da vacinação e a contenção de novas variantes serão variáveis que afetarão o desempenho da empresa no quarto trimestre.