O Número de Identificação Social (NIS) é muito citado, principalmente para pagamento de benefícios, como o Auxílio Brasil, e é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Com uma sequência de 11 dígitos, o número serve, de fato, para pessoas que precisam ter acesso à programas sociais, mas também para aqueles que trabalham com carteira assinada.
Vale ressaltar que o número do NIS e do PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos, porém, a única diferenciação é a origem. O NIS é voltado para benefícios sociais e o PIS é gerado a partir da primeira assinatura em carteira de trabalho.
Ambos os números podem ser consultados tanto digitalmente, no site o governo, na carteira de trabalho digital ou no site Meu INSS, como de forma física, nas últimas páginas da carteira física de trabalho. Além disso, o NIS pode ser consultado diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, após apresentar documentos de identificação.
No cartão cidadão, logo abaixo do nome do beneficiário, no extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no Cadastro Único (CadÚnico) são outras formas de ter acesso ao número do NIS ou PIS.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.