Você sabia que é possível conseguir empréstimo com celular como garantia? Nesta modalidade, o cliente utiliza o aparelho como forma de passar mais segurança ao banco em troca de um determinado valor.
Essa categoria surge com o objetivo de facilitar o acesso aos consumidores, mas, caso as prestações não sejam pagas, o usuário poderá ter o telefone bloqueado. O serviço financeiro está disponível, por enquanto, apenas para dispositivos Android, como Samsung, Motorola e Xiaomi.
Como funciona o empréstimo?
Para solicitar o crédito com celular como garantia, a maioria dos bancos exige apenas que a pessoa seja maior de 18 anos, tenha conta em banco e comprove renda de ao menos um salário mínimo para garantir o pagamento do empréstimo.
Quem estiver negativado também poderá solicitar o empréstimo. No entanto, os critérios de aprovação dependem de cada instituição financeira. A renda mínima depende do valor solicitado. As parcelas não podem comprometer mais do que 30% da arrecadação mensal do solicitante.
O valor ofertado nessa modalidade de empréstimo não costuma ser muito alto. A quantia, normalmente, varia entre R$ 300 e R$ 3 mil.
O prazo de parcelamento também é reduzido e o cliente tem até 12 meses para finalizar o pagamento.
Taxa de juros
Por se tratar de uma linha de crédito com garantia, as taxas de juros são mais baixas do que as praticadas por outros tipos de crédito. O Custo Efetivo Total (CET) varia entre 6,28% e 11,28% ao mês, o que dá entre 107,67 e 268,29% ao ano, respectivamente.
Bloqueio do celular
No momento do contrato, o cliente deve concordar com uma cláusula que prevê que o smartphone fique bloqueado caso ocorra atraso no pagamento da parcela.
Depois, um aplicativo será instalado em seu aparelho. Assim, o banco consegue controlar o bloqueio do celular, deixando liberado apenas o uso para ligações de emergência.
O celular só é desbloqueado quando o consumidor regulariza o pagamento. Vale destacar que a instituição financeira não tem acesso aos arquivos do aparelho.
*Com Techtudo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.