Em janeiro deste ano, quando perguntado sobre as maiores preocupações para 2022, Ricardo Evangelista, diretor executivo da ActivTrades Europe, ‘acertou’ a previsão sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Risco de conflito militar de larga escala entre a Rússia e a Ucrânia; a concretizar-se, este cenário seria extremamente desestabilizador em termos do equilíbrio geopolítico global, particularmente penalizador para o apetite pelo risco e positivo para os ativos de refúgio, como o ouro”, disse na época ao Executive Digest.
Em entrevista ao BM&C News, nesta quarta-feira (16), Ricardo afirmou que gostaria de ter se enganado. “Gostaria de ter me enganado. Infelizmente, parece que acertei em alguns pontos”, destacou.
Para Ricardo, é pouco provável que o conflito se arraste por muito mais tempo. “A Rússia não tem capacidade logística para manter esse nível de conflito”, pontuou. Além disso, o diretor disse que o país russo não está conseguindo atingir os seus objetivos militares.
Ricardo ressaltou ainda que, com a guerra na Ucrânia, a tensão entre os Estados Unidos e a China pode aumentar, o que também estava na sua lista de preocupações para 2022.
Confira a entrevista na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.