A CNH Social é um programa do governo que oferece a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita para cidadãos de baixa renda. O objetivo é promover a inclusão social e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.
Quem tem direito à CNH Social?
Os critérios variam em cada estado, mas geralmente o programa é destinado a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A maioria dos editais exige que o candidato se enquadre em um ou mais dos seguintes requisitos.

Requisitos comuns para inscrição:
- Ter mais de 18 anos e saber ler e escrever.
- Estar desempregado há mais de um ano.
- Ser beneficiário de programas como o Bolsa Família.
- Ser egresso do sistema prisional ou pequeno agricultor rural.
- Ter renda familiar mensal de até 2 salários mínimos.
Como funciona o processo de inscrição e seleção?
As inscrições são abertas por meio de editais publicados nos sites do Detran de cada estado. O processo é totalmente online e gratuito, e o candidato deve preencher um formulário com seus dados pessoais e socioeconômicos.
Para informar sobre oportunidades de cidadania e mobilidade, selecionamos o conteúdo do canal Revista Novo Tempo. No vídeo a seguir, você conhecerá os critérios e requisitos para obter a carteira de motorista gratuita através do programa CNH Social em 2025, incluindo quem tem direito e quais custos são cobertos pelo governo:
A seleção é feita com base nos critérios do edital, e o número de vagas é limitado. Por isso, é fundamental ficar atento aos prazos e garantir que todas as informações, especialmente no CadÚnico, estejam atualizadas.
O programa existe em todos os estados do Brasil?
Não. A CNH Social não é um programa federal unificado, mas sim uma iniciativa de cada governo estadual. Por isso, as regras, o nome do programa (ex: CNH Popular) e a disponibilidade de vagas mudam de um estado para o outro.
Estados como Espírito Santo, Goiás e Ceará costumam abrir editais anualmente. É preciso consultar o site oficial do Detran da sua região para saber se o programa está ativo. O Senatran (antigo Denatran), órgão do Governo Federal, regula as normas gerais de habilitação.
Leia também: O primeiro ano com a CNH: entenda as regras da PPD e quais multas podem fazer você perder tudo
Quais as diferenças entre os programas estaduais?
As diferenças podem estar nos benefícios oferecidos (primeira habilitação, adição ou mudança de categoria) e nos públicos prioritários. Alguns estados focam em jovens em busca do primeiro emprego, enquanto outros priorizam trabalhadores do transporte.

