Um golpe sofisticado de falsa central de atendimento está visando clientes do banco Santander. Criminosos se passam por funcionários para induzir as vítimas a realizarem transações fraudulentas, usando o medo e a urgência como principais armas.
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
O golpe começa com uma ligação inesperada de um golpista que se apresenta como funcionário da área de segurança do Santander. Ele informa à vítima que detectou uma transação suspeita ou uma tentativa de invasão em sua conta, criando um estado de pânico imediato.

Para “resolver” o falso problema, o criminoso pede que a vítima acesse o aplicativo do banco e siga uma série de “procedimentos de segurança”. Na verdade, esses passos são instruções para autorizar transferências via Pix ou pagamentos para os golpistas.
Quais são os principais sinais de alerta para identificar a fraude?
A engenharia social usada pelos criminosos é projetada para confundir e assustar, mas alguns sinais claros podem expor a farsa. A principal regra é: o banco nunca liga para pedir que você realize operações ou valide procedimentos de segurança no seu aplicativo.
Ficar atento a esses detalhes é a sua principal linha de defesa. Os sinais de que você está em uma chamada fraudulenta são:
- A ligação é inesperada e relata um problema grave que exige ação imediata.
- O suposto funcionário pede que você digite senhas, códigos de segurança ou dados do cartão.
- Você é instruído a realizar qualquer tipo de transação, como um “pagamento de teste” ou uma “transferência para estorno”.
- O golpista tenta te manter na linha a todo custo, impedindo que você desligue.
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O que fazer para se proteger e como agir se você for uma vítima?
A melhor proteção é a desconfiança. Ao receber uma ligação desse tipo, a recomendação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é clara: desligue imediatamente. Não forneça nenhuma informação e não siga nenhuma instrução, por mais convincente que a história pareça, veja abaixo o vídeo do canal PAPO LEGAL PODCAST:
Se você acredita que pode ter caído no golpe, o tempo é crucial para tentar minimizar os danos. As ações que você deve tomar imediatamente são:
- Entre em contato com o Santander através dos canais oficiais (o número no verso do seu cartão) para relatar o ocorrido e bloquear suas senhas.
- Faça um Boletim de Ocorrência na polícia, fornecendo todos os detalhes da fraude.
- Notifique a instituição que recebeu o dinheiro sobre a transação fraudulenta.
- Altere todas as suas senhas de banco e de e-mail.
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