BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Moraes e Dino votam por aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro

Renata Nunes Por Renata Nunes
14/11/2025
Em POLÍTICA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (14) para receber a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O caso é analisado pela Primeira Turma da Corte e trata da acusação de coação no curso do processo, crime previsto no Código Penal com pena de 1 a 4 anos de prisão.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modelo em que os ministros inserem seus votos eletronicamente. Além de Moraes, participam da análise Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O prazo para votação vai até 25 de novembro, salvo pedido de vista ou destaque que leve o caso ao plenário físico.

O ministro Flávio Dino também votou a favor de receber a denúncia. Com isso, o placar está em 2 a 0 para tornar Eduardo Bolsonaro réu.

Contexto da denúncia contra Eduardo Bolsonaro

Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo atuaram para interferir no processo que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa com objetivo de mantê-lo no poder após a derrota eleitoral de 2022. A acusação aponta que os dois teriam buscado influenciar o desenrolar da ação penal por meio de pressão internacional.

A PGR afirma que houve tentativa de criar “um clima de instabilidade e temor”, com projeção de possíveis represálias estrangeiras contra autoridades brasileiras. Entre os atos citados estão a articulação de sanções por parte do governo dos Estados Unidos, incluindo tarifas adicionais a produtos brasileiros, cancelamento de vistos e aplicação da Lei Magnitsky, mecanismo norte-americano que impõe sanções econômicas a estrangeiros.

O voto do relator Alexandre de Moraes

No voto que abriu o julgamento, Alexandre de Moraes afirmou que Eduardo Bolsonaro teria adotado estratégia para pressionar ministros do STF, com o objetivo de favorecer seu pai, Jair Bolsonaro, nos processos relacionados às investigações de tentativa de golpe de Estado.

Moraes destacou que a “grave ameaça” teria se materializado por meio de ações que resultaram na efetiva imposição de sanções estrangeiras, como a sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e a suspensão de vistos de autoridades. O ministro e sua esposa, Viviane de Moraes, também foram alvo de sanções pela Lei Magnitsky, assim como outros integrantes da Corte e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Para o relator, a PGR apresentou elementos que justificam a abertura de ação penal. Nesta fase, os ministros decidem apenas se há indícios suficientes para instaurar o processo criminal, sem discutir culpa ou eventual condenação.

Leia Mais

Créditos: Canva Pro

Pesquisa revela quais setores mais sofrem com golpes digitais no Brasil

6 de fevereiro de 2026
AGENDA ECONOMICA

Agenda econômica hoje: dados de emprego e ambiente regulatório em foco

5 de fevereiro de 2026

Se a maioria dos ministros acompanhar o voto de Moraes, Eduardo Bolsonaro se tornará réu no STF. Caso a denúncia seja rejeitada, o processo será arquivado.

O julgamento segue em andamento no plenário virtual da Primeira Turma.

Com capacidade para 80 mil torcedores e fachada dourada, o Lusail Stadium virou a maior arena do Catar e palco da final da Copa do Mundo de 2022

Um artesão que já produziu mais de 1.000 espadas, mostrou com detalhes como eram produzidas as katanas dos samurais

Com formato circular de concreto e 3 mil metros quadrados, o memorial Beijódromo de 2010 tornou-se o centro cultural e intelectual da UnB em Brasília

ABC Brasil lucra R$ 275,5 mi no 4T25 e cresce 13,4%

Ibovespa fecha a semana em alta apesar de volatilidade e ruídos domésticos

Com quatro camadas de PVC laminadas e um chip eletrônico de alta segurança, é assim que a indústria produz o cartão de crédito moderno

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.