BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Vendas do comércio registram pior ritmo do ano

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
13/11/2025
Em ECONOMIA

As vendas no comércio recuaram 0,3% na passagem de agosto para setembro. O resultado é o quinto negativo em um período de seis meses. Em agosto, o setor chegou a crescer 0,1%, mas de abril a julho, apresentou quatro quedas seguidas.

No acumulado de 12 meses, o setor acumula crescimento de 2,1%, a menor desde janeiro de 2024. Desde abril, quando o crescimento anual alcançou 3,4%, o desempenho do comércio tem mostrado trajetória decrescente.

Os dados estão na Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Vendas do comércio por setor

Em relação a setembro de 2024 houve expansão de 0,8%. No terceiro trimestre, há recuo de 0,4% ante o segundo trimestre. A pesquisa coloca o comércio brasileiro em um patamar 8,9% acima do período pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020).

Na passagem de agosto para setembro, seis dos oito setores pesquisados pelo IBGE apresentaram queda:

  • Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,6%
  • Tecidos, vestuário e calçados: -1,2%
  • Combustíveis e lubrificantes: -0,9%
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -0,9%
  • Móveis e Eletrodomésticos: -0,5%
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -0,2%

No comércio varejista ampliado, que inclui atividades de atacado, veículos, motos, partes e peças; material de construção; e produtos alimentícios, bebidas e fumo, o indicador cresceu 0,2% de agosto para setembro e marca alta de 0,7% no acumulado de 12 meses.

Pesquisas conjunturais

A Pesquisa Mensal de Comércio é a terceira de três levantamentos conjunturais divulgados mensalmente pelo IBGE. Nos últimos dias o instituto revelou que o país apresentou que a indústria recuou 0,4% de agosto para setembro e cresce 1,5% em 12 meses. Os serviços cresceram 0,6% na passagem mensal, somando oito meses seguidos de alta. Em 12 meses, o setor que mais emprega no país avança 3,1%. 

O que dizem os economistas sobre as vendas no comércio?

Para o economista Leonardo Costa, do ASA, o comportamento das vendas em setembro reforça a tendência de desaceleração do consumo ao longo do terceiro trimestre. Segundo ele, o varejo mostra perda de ritmo consistente desde abril, em linha com crédito ainda caro e sinais de arrefecimento gradual do mercado de trabalho.

Costa destaca que a queda de 0,3% no varejo restrito foi disseminada entre segmentos mais sensíveis à renda e ao financiamento, como móveis e eletrodomésticos, livros e papelaria, informática e vestuário, setores que têm oscilado com mais intensidade ao longo do ano.

“Regionalmente, o quadro também é fraco, com 15 das 27 unidades da federação registrando retração, o que indica que a perda de tração não é localizada. Com esse conjunto de dados, mantemos nossa projeção de crescimento de +0,2% para o PIB do terceiro trimestre“, destacou o economista.

Leia Mais

Foto: Divulgação/Smart Fit

Smart Fit alcança 2 mil unidades e prevê expansão em 2026  

30 de dezembro de 2025
construtora Moura Dubeux

Moura Dubeux é destaque do último pregão de 2025 com anúncio de dividendo robusto

30 de dezembro de 2025

Já o economista Maykon Douglas avalia que o varejo segue sendo o setor muito afetado pelo ciclo prolongado de juros elevados. Ele lembra que os segmentos mais sensíveis ao crédito até ensaiaram alguma melhora em julho e agosto, mas voltaram a recuar em setembro, acumulando, segundo seus cálculos, queda anual de 4,3%.

Para Douglas, a composição do desempenho trimestral foi negativa, com deterioração concentrada em atividades que dependem de financiamento e de maior dinamismo da renda. “Enquanto o setor de serviços mantém ritmo mais resiliente mesmo com juros altos, o varejo encerrou o terceiro trimestre com números frágeis e perspectiva limitada de recuperação no curto prazo“, avalia. Ele projeta resultados “tímidos” para o setor nos próximos meses.

*Com informações da Agência Brasil

Esqueça faculdades caras: Institutos Federais e USP abrem milhares de vagas em cursos online gratuitos com certificado

Erro no trânsito custa R$ 2.934 e suspende o direito de dirigir por um ano

Cidade fundada em 1726 se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste brasileiro

Este projeto de 65 metros quadrados parece uma mansão, tem lareira de pedra e ilha central para começar 2026 com conforto e uma beleza de arrepiar

Na Índia, a luta de famílias para manter viva uma tradição de 500 anos: a produção de um licor de caju

Cidade planejada em 1855 para ser a capital de Sergipe, é uma das primeiras do Brasil com esse fim

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.