Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Empresas

Inteligência Artificial remodela estratégias de marketing e presença digital no Brasil

Por Maurílio Goeldner
10/10/2025
Em Empresas
EnviarEnviarCompartilhar

Mais de 97% dos líderes de marketing no país pretendem aumentar o uso de IA em suas estratégias, ainda em 2025 de acordo com o estudo “A Realidade do Marketing no Brasil 2025”. O levantamento demonstra ainda que 95,4% dos profissionais perceberam aumento no retorno sobre investimento a partir de iniciativas baseadas em inteligência artificial, enquanto 72,3% relataram melhora significativa na qualidade das entregas. 

Ao mesmo tempo, os impactos dessa transformação começam a se refletir na dinâmica de geração de audiência digital, um dos pilares das estratégias de marketing no Brasil. Relatórios de mercado já apontam movimentações importantes na participação das diferentes fontes de acesso, indicando que a busca online vem perdendo espaço relativo frente a outras formas de atração de público.

Esse deslocamento ajuda a dimensionar como a inteligência artificial, ao remodelar a forma como os usuários consomem informações, influencia diretamente o peso da presença digital das marcas dentro do mix de canais.

Esse cenário é reforçado pelas mudanças introduzidas nos mecanismos de busca. Recursos como os chamados “resumos de IA”, que oferecem respostas prontas diretamente nos resultados de pesquisa, já provocam queda no volume de cliques para sites externos. O levantamento da Ahrefs, por exemplo, indica que, em determinados tipos de busca, a redução pode chegar a 34,5%. Segundo Manuela Sanches, diretora da agência especializada em SEO e tráfego orgânico Enlink, para o mercado brasileiro, isso significa a necessidade de adaptação urgente das estratégias de SEO e produção de conteúdo, que agora devem considerar não apenas a qualidade e profundidade da informação, mas também a forma como os algoritmos de inteligência artificial priorizam a exibição dos resultados.

Com isso, o debate sobre o impacto da IA no tráfego orgânico ganha relevância imediata e o desafio das empresas passa a ser equilibrar o uso da tecnologia para otimizar resultados, ao mesmo tempo em que se preparam para lidar com a diminuição natural de acessos via busca tradicional. 

Notícias Em Alta

Reag Capital Holding conclui fechamento de capital e encerra registro na CVM

Reag Capital Holding conclui fechamento de capital e encerra registro na CVM

8 de outubro de 2025
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Setor produtivo pressiona Câmara por correção da tabela do Simples e teto do MEI em R$ 144 mil

8 de outubro de 2025

Para compreender melhor essas transformações e reunir dados que possam guiar profissionais da área, a Enlink está conduzindo a Pesquisa sobre Impacto da Inteligência Artificial no Tráfego Orgânico no Brasil.

Profissionais de marketing digital são convidados a participar e compartilhar suas experiências, contribuindo para um retrato mais fiel do momento que o mercado atravessa. O formulário para participação está disponível aqui.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Direitos e Benefícios

CLT não se aplica a você? Veja como garantir seus direitos

11 de outubro de 2025
Curiosidades

Conheça a origem milenar do hummus, a pasta de grão-de-bico que conquistou o planeta!

11 de outubro de 2025
Carros

Os 4 carros usados mais ‘coringas’ do mercado! Veja a lista dos versáteis

11 de outubro de 2025
Loterias

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões para o sorteio de hoje(11/10)!

11 de outubro de 2025
  • Análises
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • AO VIVO
  • Fale conosco
  • Gastronomia
  • Home – BM&C – XP
  • Home – BM&C – XP1
  • Investimentos
  • Mercado & Beyond
  • Mercado Internacional
  • Política de Privacidade
  • Sobre a BM&C NEWS
  • Termos de uso
  • Ultimas noticias

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos