BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Blindagem: a esquerda foi às ruas e a direita tomou as redes sociais

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
23/09/2025
Em polêmica, POLÍTICA

A esquerda foi às ruas e a direita tomou as redes sociais. Esse é um resumo básico das reações à aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, o texto que exige autorização do Congresso para processar parlamentares e permite que prisões em flagrante sejam revistas em votação secreta. O espírito de corpo em torno da emenda foi tão grande que amealhou votos dos deputados de esquerda, incluindo doze do PT.

A PEC, mesmo com o apoio de alguns parlamentares petistas, mexeu com a esquerda, que organizou atos em dezenas de cidades, com artistas, políticos e movimentos sociais. Foi um movimento midiático e conveniente. A PEC virou uma chance de reposicionamento moral, depois de tantos anos de desgaste com escândalos como o Mensalão e Lava Jato.

Como estamos em um mundo polarizado, a reação dos setores mais extremistas da direita foi o de tentar defender o indefensável – já que a esquerda abraçou primeiro a bandeira contrária à blindagem dos congressistas. Muitos bolsonaristas repisaram o velho argumento de que a PEC só foi aprovada por conta da atuação do Supremo Tribunal Federal e, em especial, a do ministro Alexandre de Moraes. Com isso, mais uma vez, a temperatura dos debates digitais começou a disparar.

Ao sentir a pressão, parlamentares do PL e Republicanos resolveram justificar a PEC, falando em “excessos do STF”, “equilíbrio entre os poderes” e “restauração do texto original da Constituição” (alguns influenciadores igualmente entraram em campo: uns fazendo posts em cima do muro, outros sendo mais explícitos). Muitos desses políticos, porém, vociferavam contra a bandidagem durante a campanha de 2018. Agora, contudo, querem estabelecer o voto secreto pra decidir se um colega pode ou não ser algemado.

Leia Mais

Lula-e-Flavio-1024x576

Pesquisa Futura: Lula lidera 1º turno, mas Flávio Bolsonaro aparece à frente em simulação de 2º turno

11 de maio de 2026

A confusão em torno da eleição para o Senado em São Paulo

8 de maio de 2026

Os extremos dos dois lados viram na PEC um pretexto para trabalhar a própria imagem. A esquerda usou o texto para se posicionar como uma espécie de vitrine de virtude. Já a direita brandiu a proposta de emenda como um escudo contra o Judiciário. Nenhum dos dois, no entanto, falou sobre o que realmente importa: o cidadão comum, que não tem bancada, não tem artista famoso, não tem influenciador pra defendê-lo. A PEC não protege o povo: apenas ampara quem já está protegido demais.

E enquanto o debate gira em torno de quem gritou mais alto, se a direita ou a esquerda, o Congresso segue votando em silêncio. Todo esse processo mostra que, quando o sistema se protege, não há ideologia que separe o certo do errado. Só resta o instinto de sobrevivência e isso o Centrão tem de sobra. Nessa hora, o eleitorado vira detalhe. Um detalhe barulhento e incômodo — mas descartável. Até 2026.

Anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas utilizava sistema de 80 elevadores manuais para transportar animais e gladiadores até a arena em menos de cinco minutos de logística

Voando a 1.000 km/h e invisível aos radares graças às suas facetas angulares, este foi o primeiro avião de ataque furtivo da história

Estátua Moai de 80 toneladas encontrada em leito de lago seco revela segredos sobre o transporte de blocos monumentais por uma civilização isolada sem o uso de rodas ou cavalos

Qualidade de vida maior que o da capital: a cidade paulista fundada por refugiados da Guerra Civil Americana

Brasil volta ao radar do capital global mesmo sem resolver seus desafios estruturais

Na Brazilian Week, presidente do TCU defende segurança jurídica para atrair investidores ao Brasil

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.