Com a perspectiva de alíquota a partir de 2026, as debêntures incentivadas, tradicionalmente isentas de Imposto de Renda, ganharam força na estratégia de investidores. O apetite é visível: as emissões cresceram 15,7% no primeiro semestre do ano, segundo a Anbima, representando um recorde de R$ 74,5 bilhões.
“Esse movimento combina dois fatores: a confiança das empresas nesse instrumento como fonte de funding de longo prazo e a corrida dos investidores para garantir a isenção antes de uma possível mudança tributária”, aponta Salomão Menezes, Especialista de Renda Fixa da Fami Capital.

Caso seja aprovada pelo Congresso, a Medida Provisória prevê uma alíquota única de 5% sobre investimentos hoje isentos, como as próprias debêntures incentivadas, e outros produtos conhecidos do mercado, como LCIs, LCAs, CRIs e CRAs. A proposta não teria efeito retroativo, ou seja, ativos adquiridos antes da virada do ano permaneceriam isentos até o vencimento.
“O produto continuará relevante pelo que representa de rentabilidade e papel estratégico na carteira, mas a possível tributação acelera a busca por emissões atuais, especialmente para quem quer aproveitar o período de isenção em 2025 e pensa no longo prazo”, comenta Salomão, da Fami Capital.
A forte demanda também é reflexo do atual cenário da renda fixa no Brasil. Com a Selic em 15% e projeções de manutenção em patamar elevado por um período prolongado, investidores têm intensificado a alocação em instrumentos de renda fixa, especialmente diante do aumento da incerteza provocado pelas medidas tributárias.
Como aproveitar esse momento?
A atratividade é clara, mas a decisão deve estar alinhada ao perfil de risco, liquidez e horizonte de investimento de cada investidor. Nesse contexto, a assessoria especializada é essencial para mapear as melhores oportunidades e estruturar alocações eficientes.
Na Fami Capital, nosso time acompanha o mercado em tempo real para identificar as melhores oportunidades que podem beneficiar o seu portfólio.
Conheça o ecossistema completo de soluções da Fami Capital e abra sua conta em: www.fami.capital