A partir de 2025, a legislação brasileira passou a exigir novas proporções de biocombustíveis misturados aos combustíveis fósseis, aumentando a porcentagem de etanol na gasolina para 30%. Esta modificação vinha sendo discutida desde o final de 2024, como parte de um esforço para mitigar os efeitos da instabilidade dos preços do petróleo no mercado global. No entanto, tal alteração não deve provocar mudanças significativas nos preços na bomba, já que o impacto é menor no comparativo entre os postos.
O aumento no conteúdo de biodiesel no diesel preocupa alguns, já que pode tornar o combustível mais suscetível à oxidação, além de favorecer a formação de bactérias por conta da presença de gordura animal em sua composição. Por isso, o diesel armazenado por longos períodos se torna vulnerável, sendo necessário cuidado redobrado em veículos a diesel. A mistura de etanol na gasolina, por outro lado, representa desafios especialmente para veículos mais antigos ou importados que não possuem tecnologias para lidar com esse aumento.
Quais foram os resultados dos testes com a nova gasolina E30?
No intuito de assegurar a compatibilidade e segurança da gasolina E30, o Instituto Mauá de Tecnologia realizou testes abrangentes em uma variedade de veículos, que envolveu a análise de 16 carros com motores que variavam entre 1.0 e 2.5 litros, além de modelos que iam desde a combustão interna até os híbridos. Os resultados, em sua maioria, não indicaram alterações significativas em termos de desempenho ou dirigibilidade dos carros. As leves variações ao acelerar ou retomar velocidade foram atribuídas mais ao estado de conservação dos veículos do que à nova mistura de combustível.
Os testes incluíram cenários rigorosos, como partidas a frio em temperaturas de até -5°C, permitindo avaliações em condições extremas. Comparações entre a gasolina E27 e a nova E30 revelaram que, apesar de algumas pequenas diferenças, o aumento no percentual de etanol não afetou consideravelmente o funcionamento dos motores modernos, cuja injeção eletrônica supre melhor essas variações.
A Gasolina E30 realmente afeta o desempenho dos veículos?
A maioria das análises não apontou prejuízos significativos no uso da gasolina E30 em comparação com sua antecessora. Os sistemas de injeção mais avançados conseguem ajustar as variáveis necessárias para garantir que o desempenho permaneça estável. Em termos de emissões, também não foram observadas variações nos gases emitidos pelos motores com a nova gasolina, indicando um desempenho ambientalmente amigável devido à utilização do etanol, que contribui para a absorção de CO2 durante seu ciclo de produção.
Quando a nova gasolina E30 estará disponível nos postos?

Enquanto a gasolina E30 já foi introduzida no mercado, sua distribuição nos postos ainda depende do esgotamento do estoque da gasolina E27. A transição para o novo padrão acontece nas distribuidoras, e sua ampla disponibilidade dependerá do ritmo com que cada distribuidora consegue atender às demandas regionais. A expectativa é de que, com o tempo, a gasolina E30 consiga substituir plenamente a composição anterior.
Nesse contexto, a medida vai ao encontro da meta do Brasil de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a autossuficiência em gasolina. Isso pode trazer benefícios econômicos e ambientais, já que espera-se uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa, um passo importante na agenda de sustentabilidade do país. Com o aumento estimado de 1,5 bilhão de litros ao ano na demanda por etanol, os impactos ambientais serão substanciais, com redução notável nas emissões de CO2.