A Rússia iniciou as ofensivas contra a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), com bombardeios contra alvos militares em diversas cidades ucranianas.
Em entrevista a BM&C News, o professor de relações internacionais Marcus Vinicius de Freitas comentou o que está acontecendo na região e destacou que o presidente russo Vladimir Putin defende que os ataques ao território ucraniano são uma intervenção e não invasão.
Putin afirma que as repúblicas separatistas Donetsk e Lugansk tem a maioria da população russa, portanto ele estaria evitando um genocidio da população. O professor ainda completa que Putin disse que uma dessas repúblicas pediram a intervenção do governo russo.
Além disso, Marcus Vinicius disse que as sanções criadas por países contra a Rússia não vão surtir o efeito que eles esperavam, pois, desde 2014, o governo russo sofre algumas sanções devido ao conflito da Criméia e já aprenderam a contorna-las.
Ele ainda completou que as sanções só funcionam se forem por pouco tempo e de alta intensidade, o que não aconteceu.
O professor disse ainda que esta é uma situação complicada do ponto de vista diplomático, já que a Ucrânia não ameaçou a Rússia.
Veja a entrevista a íntegra: