O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (07), em queda, depois de ter passado sua última hora de negociações operando bem próximo da estabilidade e lutando para manter seus 112 mil pontos.
O que ficou no radar dos investidores foi a Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que pretendiam reduzir o preço dos combustíveis sendo avaliadas pelo Senado. Entre as notícias mais importantes do cenário doméstico, o mercado voltou a elevar a perspectiva para a inflação este ano, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.
No campo corporativo, tivemos a notícia de que o Ministério Público Federal se manifestou contrário à autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a venda dos ativos móveis Oi para as rivais TIM, Vivo e Claro por “violações à concorrência”.
Além disso, foi divulgado o resultado do 4T21 da BB Seguridade, holding de seguros do Banco do Brasil, encerrou o quarto trimestre de 2021 com lucro líquido ajustado de R$ 1,226 bilhão, alta de 33,8% em relação ao mesmo período de 2020 e de 25,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Nos EUA, as bolsas em Wall Street operaram com ganhos moderados e volatilidade na reta final do pregão, mas fecharam em queda. Em meio a uma agenda pouco movimentada no país norte-americano, os olhares dos investidores continuam voltados para os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de -0,22%, cotado a 111.996,40 pontos.
O dólar comercial fechou em queda de -1,26%, cotado a R$ 5,254
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam mistas. O S&P 500 fechou em desvalorização de -0,37% (4.483,92), o Nasdaq registrou queda -0,58% (14.015,67), enquanto o Dow Jones encerrou o dia estável 0,00% (35.090,86).
Confira os destaques desta sexta-feira:
Mercado eleva projeção para inflação este ano a 5,44%, mostra Focus
O mercado voltou a elevar a perspectiva para a inflação este ano, indo mais além do teto da meta, mas sem alterar o cenário para a política monetária, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.
A mediana das projeções dos economistas consultados pelo BC é de uma alta do IPCA de 5,44% este ano, de 5,38% na semana anterior, resultado que superaria o objetivo –de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para 2023, a projeção seguiu de uma inflação de 3,50%, o que fica acima do centro da meta, que é de 3,25% –também com margem de 1,5 ponto.
O levantamento semanal apontou ainda que a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 segue sendo de 0,30%, enquanto, para 2023, caiu em 0,02 ponto percentual, a 1,53%.
A taxa básica de juros continuou sendo estimada em 11,75% ao final deste ano e em 8,0% no próximo.
IGP-DI acelera alta para 2,01% em janeiro, diz FGV
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve alta de 2,01% em janeiro, após subir 1,25% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.